Sergipe recebeu, nesta quinta-feira (10), 12,2 mil doses de vacinas pediátricas Pfizer Baby contra a covid-19 destinadas a crianças com idade entre 6 meses e 3 anos com comorbidades. O Ministério da Saúde informou ainda que, neste momento, a vacinação para essa faixa etária está restrita para crianças com comorbidades. A ampliação do grupo ainda depende de avaliação pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec).
Na sexta-feira (11), o Ministério da Saúde, juntamente com a fabricante Pfizer, promoverá treinamento direcionado a profissionais dos estados. Na próxima semana, Sergipe irá replicar o treinamento para os municípios, para haver a distribuição e aplicação das vacinas posteriormente.
“É uma vacina nova, tem embalagem diferente, com tampa de cor vinho, e uma diluição também diferente. O volume é diferente da aplicação que utilizamos no adulto, então temos que treinar os municípios. Sempre que chega uma vacina nova, treinamos a equipe para depois aplicar” , explicou a enfermeira de imunização da SES, Ana Lira.
Ainda de acordo com Ana, o esquema vacinal também é diferente. “A aplicação da Pfizer Baby é feita em três doses, as outras vacinas, a partir de três anos, fazemos duas doses. Nesta, aplicamos a primeira dose, depois disso, com intervalo de três semanas, fazemos a segunda dose. Da segunda para a terceira dose o intervalo é de oito semanas”, disse Lira.