O número de crimes como homicídios, latrocínios e lesões corporais em Sergipe sofreu uma redução de 19,2% em comparativo feito entre o primeiro semestre de 2023 e os seis primeiros meses de 2022. O dado é do Monitor da Violência, do portal G1, e foi divulgado nesta quinta-feira (17). Os quatro estados brasileiros que mais reduziram a quantidade de mortes decorrentes desses crimes foram Roraima (22,5%), Paraíba (22,4%), Sergipe (19,2%) e Rondônia (19,1%).
De acordo com o levantamento feito pelo Monitor da Violência, que é uma publicação produzida em parceria entre o portal G1, o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o Brasil apresentou uma queda de 3,4% na quantidade de crimes como homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte no comparativo entre os seis primeiros meses de 2022 e os de 2023.
Para o secretário da segurança pública de Sergipe, João Eloy de Menezes, os números divulgados pelo Monitor da Violência são uma importante forma de validação dos resultados que vêm sendo apresentados pela SSP. “Nossos dados já apontavam para a efetividade das nossas ações de fortalecimento das ações de segurança pública visando o bem-estar da nossa população e a garantia dos direitos do nosso povo”, comentou.
João Eloy de Menezes ressaltou que o trabalho da segurança pública em Sergipe está focado em garantir o direito à vida e a tranquilidade de toda a população sergipana. O secretário revelou ainda que a diminuição dos crimes violentos letais como homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte é resultado do planejamento e operacionalidade dos servidores que fazem a SSP.
“A gente trabalha com frentes bem claras, a exemplo da reformulação da nossa Polícia Científica, que passa por um processo histórico e tem feito muita diferença; investigações com nossa Polícia Civil, com grandes investimentos contra o crime organizado e investigações na área do combate ao homicídio, crimes contra o patrimônio e tráfico de drogas”, destacou João Eloy.
Além da reformulação da Polícia Científica e das investigações que são desenvolvidas pela Polícia Civil, o secretário também atribuiu o resultado positivo ao trabalho que vem sendo desenvolvido nas ruas pela Polícia Militar. “Nossa Polícia Militar atua fazendo o mapeamento das manchas criminais, fazendo rondas e abordagens, justamente para identificar armas ilegais e evitar que novos crimes contra a nossa população venham a ocorrer. É um compromisso da SSP”, pontuou João Eloy de Menezes.
Fonte e fotos: Ascom/SSP-SE