Sergipe foi o segundo estado do Nordeste com o menos empresas inadimplentes em janeiro passado: 44.442 negócios. O primeiro foi o Piauí (42.382). Ao contrário, a Bahia foi o destaque da região com o maior número de empresas com dívidas em atraso: 331.549. Dados do Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian mostram que o Nordeste somou 1.074.739 empresas negativadas no primeiro mês de 2023.
O ano de 2023 começou com cerca de 12 mil empresas a menos no cadastro de inadimplência em comparação com o mês anterior. O total passou de 6,44 em dezembro de 2022, mês em que o recorde do Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian foi alcançado, para 6,42 em janeiro. Os dados mostram que a maior parte das dívidas foram contraídas no segmento “Outros”, que engloba Indústrias, Terceiro Setor e Primário.
Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a movimentação financeira de dezembro trouxe mais fôlego em janeiro. “É característico do final do ano as pessoas estarem mais dispostas a gastarem, principalmente pelo pagamento do 13º salário. Como consequência, os caixas das empresas melhoram e isso pode explicar a melhora do cenário de inadimplência dos negócios no país”.
Fonte: Serasa Experian (Foto: Agência Brasil)