O presidente da Assembleia, deputado estadual Jeferson Andrade (PSD), assumiu interinamente, neste sábado (29), o governo de Sergipe em substituição ao titular Fábio Mitidieri (PSD), que viaja aos Estados Unidos para participar do 5º Encontro dos Brasileiros 2023 da FGV Energia e a Offshore Technology Conference, a maior feira de petróleo e gás do mundo. O presidene do Legislativo assumiu o Executivo porque o vice-governador Zezinho Sobral (PDT) acompanha Mitidieri aos States. A transmissão de cargo aconteceu em solenidade no Palácio de Despachos, em Aracaju, e foi muito prestigiada pelos aliados políticos de Jeferson e Mitidieri.
Durante a transmissão de cargo, Fábio Mitiideri afirmou que Jeferson Andrade garantirá que as ações governamentais continuem a fluir de forma efetiva. “Confio na capacidade e empenho do presidente nesta missão tão importante porque compartilho da vontade legítima de fazer Sergipe avançar”. O governador afirmou que “aonde tiver uma portunidade para atrair investidores e gerar empregos para o nosso estado eu estarei. Isso é uma política do nosso governo e nós temos uma janela de oportunidade gigantesca com o gás a ser explorado em Sergipe”, discursou.
Mitidieri disse que nos Estados Unidos ele e a equipe terão uma agenda extensa com grandes investidores e players do mercado. “Vamos dialogar com as empresas americanas e todos os investidores para mostrar que vale a pena conhecer Sergipe, os nossos potenciais, porque Sergipe não é uma ilha, a gente tem que trazer oportunidades para gerar emprego e renda para o nosso povo, e essa tem sido uma política pública do nosso governo”, afirmou.
Jeferson se diz honrado
O governador interino Jeferson Andrade disse ser uma honra governar Sergipe e agredeceu a Fábio Mitidieri e a Zezinho Sobral pela oportunidade. “Quero dizer que vou desempenhar da melhor forma possível a tarefa de administrar o Estado. É difícil acompanhar o ritmo de vossa excelência, parece que tem um motor, mas vamos fazer o melhor até o próximo dia 7”, prometeu. Andrade também informou que os Projetos de Lei do Executivo concedendo reajuste salarial aos servidores estaduais serão votados nas comissões temáticas e em plenário já na próxima quarta-feira (3).
Com a posse de Jeferson à frente do governo, a presidência da Assembleia passou a ser respondida interinamente pelo vice-presidente, deputado estadual Garibalde Mendonça (PDT). Caberá a ele, a partir da próxima terça-feira (2), comandar as sessões que vão analisar o Projeto de Lei do governo concendendo um mísero reajuste salarial de 2,5% aos servidores públicos. Os funcionários que ganham entre um e dois salários mínimos terão seus vencimentos reajustados em 10%. O governo também prometeu aos agentes de segurança conceder 5% de periculosidade a partir do segundo semestre. Por causa do raquítico reajuste, os professores da rede estadual decretaram greve por cinco dias a partir da próxima terça-feira.