Andrew Sander é o mais novo senador por Sergipe. O jovem estudante de um colégio estadual na Grande Aracaju e outros 25 alunos dos estados e do Distrito Federal terão mandatos parlamentares até a próxima sexta-feira (9). Durante o período em Brasília, o senador sergipano está participando de vivência e prática parlamentar. Segundo Andrew, é importante participar, principalmente para estimular os jovens a se interessarem por política: “Poucas escolas fazem um estudo contínuo do que é política e qual a importância dela para a sociedade”, discursa Sander.
Durante a sessão de posse, na última segunda-feira (5), os jovens senadores escolheram sua própria Mesa para organizar os trabalhos, em cerimônia realizada no Plenário e conduzida pelo senador Paulo Paim (PT-RS). Os integrantes da mesa de jovens senadores são responsáveis por coordenar as atividades, organizar debates e votações e representar os demais estudantes perante as autoridades do Senado.
Os estudantes também terão suas próprias comissões temáticas, onde apresentarão e debaterão ideias legislativas, votando para aprovar ou rejeitar as proposições. Ao final, as sugestões aprovadas pelos alunos serão apresentadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e passarão a tramitar. Se forem acatadas por senadores, poderão até virar lei.
Programa anual
O Programa Jovem Senador é realizado anualmente com estudantes de até 19 anos do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal. Participam alunos do ensino médio da rede pública selecionados por meio de concurso de redação, com temas sociais e políticos, sob responsabilidade de efetivação das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal. Estudantes que obtêm a primeira colocação no concurso, bem como seu professor orientador, são habilitados a participarem das simulações em Brasília.
A edição de 2024 teve a participação recorde de 171 mil inscritos de mais de 4 mil escolas. Dos selecionados, 15 são meninas e 12, meninos, com idades entre 15 e 18 anos. Mais de 80% vivem em cidades do interior. Além da viagem, com passagem aérea, hospedagem, alimentação e locomoção incluídos, cada jovem senador ganha um notebook como prêmio. Os professores orientadores também acompanham os estudantes a Brasília e recebem notebooks.
O encerramento da edição de 2024 do programa está marcado para as 9h da sexta-feira (9), no Plenário do Senado. Na sessão, os jovens senadores discutem e votam os projetos apresentados por eles ao longo da semana. Ao fim dos trabalhos, as proposições são publicadas no Diário do Senado Federal.
Fonte: Agência Senado (Fotos: Senado e G/S)