Nos últimos seis dias, Sergipe registrou 49 mortes por Covid-19, período em que 1.578 pessoas foram infectadas pela doença no estado. Segundo os boletins epidemiológicos, divulgados diariamente pela Secretaria estadual da Saúde, já são 8.577 contaminados oficialmente em 74 dos 75 municípios sergipanos. Até o momento, apenas Pedra Mole, no agreste do estado, ainda não registrou qualquer caso de coronavírus.
A rede hospitalar de Sergipe está lotada de pacientes com Covid-19. Dos oito hospitais públicos, dois (HUSE e Universitário de Aracaju) estão com todos os leitos de UTI ocupados. Juntos, os outros só dispõem de 28 leitos ainda livres nas Unidades de Terapia Intensiva. Os seis hospitais particulares da capital também estão praticamente cheios de vítimas do vírus. Os Primavera e Renascença não dispõem mais de quaisquer leitos de UTI, enquanto os outros só contam com oito destes leitos livres. Portanto, a rede pública está com 88,8% das UTIs ocupadas, enquanto nos hospitais públicos só 15% dos leitos permanecem vagos.
Doze óbitos em um dia
Somente nesta sexta-feira (5), a Secretaria Estadual da Saúde registrou 377 novos casos e mais 12 óbitos por Covid-19. Com os novos números, Sergipe passa a ter oficialmente 8.577 pessoas contaminadas, das quais 198 morreram por causa da doença. Somente Aracaju contabilizou 202 pessoas infectadas entre quinta (4) e sexta-feira (5), com cinco mortes. Das 4.940 pessoas diagnosticadas com Covid-19 na capital, 199 estão internadas e 797 se encontram em isolamento domiciliar. 3.854 infectados já estão recuperados, enquanto 90 morreram.
Por Destaquenoticias (Crédito/Jornal do Comércio)