O arcebispo de Aracaju, dom Josafá Menezes da Silva, será o celebrante do sermão das sete palavras, agendado para às 19 horas desta Sexta-Feira da Paixão (18), na Catedral Metropolitana. Às 15 horas, será celebrada a Liturgia da Paixão do Senhor. A programação para o Sábado de Aleluia na Catedral prevê confissões, das 9h às 11h; e missa da Vigília Pascal, que acontecerá às 18 horas e será celebrada por dom Josafá. NO Domingo (20) serão celebradas várias missas durante todo o dia.
O sermão das sete palavras é uma reflexão sobre as últimas palavras pronunciadas por Jesus Cristo na cruz. Esta prática começou com o sacerdote jesuíta peruano Francisco del Castillo, que em 1660, realizou um sermão de três horas na Sexta-feira Santa, no qual comparou o sofrimento de Cristo com o dos escravos e dos indígenas.
Em verdade eu te digo
Essa é uma tradição importante porque cada palavra tem um significado e um sentido. Por exemplo, a frase “Pai, perdoai-lhes porque eles não sabem o que fazem” destaca a atitude piedosa de Jesus, que reza por seus carrascos. Outras palavras que são consideradas como uma promessa são aquelas que Cristo dirigiu ao bom ladrão: “Em verdade eu te digo: hoje estarás comigo no Paraíso”. Também as frases ditas a João representam a entrega de sua Mãe à humanidade.
Foto: Arquidiocese de Aracaju