A indústria de hotelaria é um dos setores mais afetados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). “A indústria do turismo, da hotelaria, está sendo muito impactada, estamos falando de 90% da queda do volume de negócios, é brutal”, afirma Patrick Mendes, CEO da Accor na América do Sul, uma rede multinacional de hotéis.
Segundo ele, tem hotéis fechando todo o dia. Só hoje (sexta-feira, 20) fecharam mais de 130 hotéis no Brasil e na semana que vem, vai ter mais ou menos 300 hotéis que também vão fechar. Patrick Mendes projetou que o setor, que gera mais de 1 milhão de empregos diretos no país, deve começar a demitir em breve.
Linha de crédito
O secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, garantiu que o governo federal oferecerá linhas de financiamento para dar liquidez ao setor de hotelaria durante este período de crise. “A gente entende a dificuldade, estamos vendo que não tem saída de curto prazo mesmo, muitos são pequenos não têm recursos e têm que pagar seus funcionários, [mas] temos linha de curto prazo, de capital de giro”, frisou Costa.
Fonte Agência Brasil (Foto: Portal Infonet)