Alessandro Vieira é o relator da Comissão de Mudanças Climáticas
18 de maio de 2024
Só bebo Coca Cola com Run Montilla
18 de maio de 2024
Exibir tudo

Seu Arivaldo, o homem que fechou a BR-101 em Sergipe

Por Adiberto de Souza *

O empresário e desportista sergipano Arivaldo Carvalho era um amante do automobilismo. Um dos fundadores da TV Sergipe, ele deu valiosas contribuições para o fortalecimento do esporte. Foi integrante do Aeroclube de Aracaju e fundador e maior incentivador do kartismo no estado. Contudo, o grande feito deste sergipano, que morreu em 2022, aos 98 anos de idade, foi conseguir o fechamento ao tráfego de veículos de um longo trecho da BR-101 para promover uma corrida de carros.

O piloto Arivaldo, após vencer a corrida de ponta a ponta

Vale ressaltar que, no início da década de 60, quando o kartismo passou a ser praticado em Aracaju, seu Arivaldo ia constantemente a Salvador buscar combustível para abastecer os karts. No início, as provas eram realizadas em via pública, com a pista sendo demarcada por pneus. Só bem depois é que surgiu o kartódromo, construído por um grupo de abnegados na Avenida Maranhão, num pedaço do terreno do Aeroclube, à época presidido pelo jornalista Luiz Eduardo Costa.

A corrida

Seu Arivaldo também integrou o Aeroclube de Aracaju

Em 1968, seu Arivaldo conseguiu um feito até hoje não repetido: interromper o tráfego normal de veículos na BR-101, no trecho entre Cristinápolis e Aracaju, para promover uma corrida de carros.

O empresário contou que só conseguiu autorização para fechar os cerca de 100 quilômetros da rodovia federal graças ao apoio do então governador Lourival Baptista. Segundo ele, que à época era delegado para Sergipe e Bahia da Confederação Brasileira de Automobilismo, qualquer automóvel podia participar da competição. Não havia regra definida: era fé em Deus e pé na tábua!

“Inscreveram-se 14 carros, porém só quatro cruzaram a linha de chegada, na entrada de Aracaju. Entre eles estava o meu Simca Chambord,  que liderou a corrida de ponta a ponta”, recordou o piloto, satisfeito. Não houve premiação em dinheiro, mas o troféu de campeão foi entregue a seu Arivaldo pelo próprio governador Lourival Baptista, em pomposa solenidade na frente ao Palácio Olímpio Campos, ali na Praça Fausto Cardoso, centro de Aracaju. Supimpa!

* É editor do site Destaquenotícias

Compartilhe:

15 Comments

  1. Marcelo disse:

    Na foto, o carro é um Aero Willys, eu achava que o vencedor dessa corrida tinha sido um Dodge Charger, mas pela data, ainda não era produzido por aqui.

    • Austeclino Rocha disse:

      Brilhante a homenagem ao nosso amigo e companheiro Arivaldo Carvalho, desportista abnegado e obstinado, participamos juntos de quase todas as corridas, inclusive essa de Cristinápolis à Aracaju, um detalhe o carro era um Simca Chambord. As corridas dos 500 Kms da Bahia em Salvador, provas de automobilismo em Fortaleza e Recife, além do Rally da Integração Nacional em 1971, de Fortaleza ao Chuí, campeonatos norte nordeste de kart etc. memórias de uma época vivida e vivenciada com amor e devoção ao esporte. Lembranças que guardo no coração até hoje.

    • CLAUDIO MORAIS VILANOVA disse:

      O trajeto Cristinapolis/Aracaju seria asfaltado? Qual seria a velocidade média? Porque só 4 (quatro) chegaram? E os descendentes do seu Arivaldo, onde estão, morreram aqui em Aracaju?

  2. Boaventura Dantas disse:

    Sr. Arivaldo Carvalho, o maior incentivador do automobilismo em Sergipe. Também piloto de avião, um dos pioneiros no estado, merece o reconhecimento até agora não dado. O kartódromo situado na praia de atalaia deveria ter o seu nome que é da terra e aqui fez história.

  3. Marcelo disse:

    Como nunca vi o carro, só agora nessa foto. Não tenho como discordar que seja um simca, até porque simca e “Lero Liris” são carros de concepção similar. E faz algum sentido mesmo, pelo motor v8 do simca (belo antonio, mas v8) frente ao 6 cilindros willys.

  4. HORTA disse:

    Adorei tudo isso

  5. Domício disse:

    Como pode uma história dessas ser esquecida pelos sergipanos. Seu Arivaldo é uma lenda do automobilismo.

  6. Ronaldo Carvalho disse:

    Amigo Adiberto agradeço pela lembrança do nome de meu Pai, ARIVALDO CARVALHO nessa bela reportagem de reconhecimento e respeito, sobre esse feito de meu Pai, no qual ele idealizou e organizou, de Cristinápoles a Aracaju, tendo que fechar por um determinado tempo, a BR 101 nesse trecho.
    Na época, eu até então com 12 anos, lembro das várias reuniões que ele fazia em nossa casa como também lembro de minha mãe rezando em casa e pedindo que N.Sra. tomasse conta dele nessa corrida como também lembro perfeitamente de quando ele recebeu o troféu das mãos do Gov. Lourival Baptista e eu, ali estava ao lado dele.
    Quando li no Blog, me bateu uma saudade boa, daquelas que nos fazem sonhar e agradecer por ter presenciado essas aventuras como também as várias outras de meu Pai que se seguiram tanto em esportes de carros como aviões e barcos onde também em algumas, fiz parte.
    Sergipe teve muitos heróis e homens que fizeram a diferença na sua época.
    Desta forma temos que manter acesas essas histórias de nossos homens e mulheres que se sobressaíram nesse nosso pequeno grande estado e esses feitos precisam ser lembrados para os jovens das novas gerações.
    Um excelente domingo a todos!
    ‍♂️

  7. RICARDO ANTONIO BRANDAO CAMPOS disse:

    Eu lembro até hoje quando o Simca V8 passou com o seu ronco característico. Eu estava com um grupo de amigos em um local estratégico alí perto da localidade Feijão. Lembro também do trabalho do Sr Arivaldo como um defensor incansável pelo automobilismo, kartismo em nosso Estado. Parabéns para ele, sua história e toda sua família.

    • Eduardo Ubirajara Rodrigues Batista disse:

      Sergipe precisa publicar um livro/catálogo, contendo inéditos feitos, por sergipanos ou titulados cidadãos sergipanos, no século passado, para (re)conhecimento local e inacional, bem como para preservação da História da Cutura e da Ciência de Sergipe.

  8. Luiz Rolemberg ( BAÚ) disse:

    Inadimencível termos no bairro de Atalaia um autódromo e não terem dado o nome do Sr Arivaldo Carvalho grande incentivador das corridas de Kart que eram realizadas na pista da praia em frente ao clube dos médicos e imediações. Apesar de estar fora da minha querida cidade Aracaju a mais de 40 anos não esqueço dos amigos e corredores que participavam Austeclinio Geraldo Sobral Fernando 18 Carlinhos de Zé Cumbica e outros e lógico Sr Arivaldo sempre insentivando eparticipando vamos corrigir essa justa homenagem mudar o nome do autódromo que mim desculpem não sei o nome abraço paz e saúde pra todos Luiz Rolemberg (BAÚ)

  9. Josilene Barbosa Santos disse:

    Essa história deveria ser de conhecimento de todos os sergipanos, precisamos valorizar mais os nossos sergipanos que fizeram História.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *