Você sabia que os seus dados pessoais podem estar sendo negociados neste momento por criminosos cibernéticos? Todos nós corremos este risco depois que dois grandes vazamentos expuseram informações sensíveis de brasileiros na internet, desta vez com fotos de RGs, CPFs e CNHs. Segundo reportagem assinada por Letícia Naísa no Portal Uol, o material está sendo vendido em um fórum por US$ 300 (cerca de R$ 1.516). No total, são 13 mil imagens de documentos em um arquivo de 1,2 GB. Em outra postagem do fórum, uma “amostra grátis” expõe informações de 2,5 milhões de pessoas.
A matéria revela que o autor do crime afirma ter dados de 227 milhões de brasileiros, segundo a empresa de cibersegurança Syhunt, que identificou o megavazamento e monitora esse tipo de ação desde janeiro, quando houve um vazamento de dados de 220 milhões de pessoas. Entre as informações, há nomes completos, datas de nascimento, CPFs, sexo, endereços residenciais e os nomes das mães de pessoas vivas e que já morreram.
Muitos dos dados expostos já eram estavam à venda em vazamentos anteriores, mas esta é a primeira vez que alguém consegue vazar o nome das mães de usuários, segundo a Syhunt, de forma gratuita. “É um dado valioso por ser frequentemente solicitado em etapas de validação de serviços online”, escreve a empresa em relatório.