Em pleno festejos de Ano Novo, o Sindicato dos Motoristas Rodoviários de São Paulo (Sindmotorista) fez uma assembleia geral para, entre outros pontos, defender a sua principal liderança, o deputado federal Valdevan Noventa (PL). O parlamentar é citado pela Rede Globo de Televisão numa reportagem que acusa o secretário geral do sindicato, Francisco Xavier, chamado de “Chico Propina”, de receber dinheiro sujo das empresas de ônibus paulistas. A matéria lembra, inclusive, o processo que Valdevan responde em Sergipe, sob a acusação de compra de votos nas eleições de 2018.
Num discurso inflamado, o presidente em exercício do Sindmotorista, Valmir Santana da Paz, o “Sorriso”, afirma que grande parte da denúncia feita pela Rede Globo não passa “de velhas retaliações e perseguições políticas. Nem mesmo as partes e seus advogados estão tendo acesso às informações, mas a imprensa tem dados exclusivos antes dos próprios interessados”, afirma o dirigente sindical. Segundo “Sorriso”, embora a assessoria do sindicato tenha encaminhado vasto material esclarecendo os questionamentos dos jornalistas, a Rede Globo ignorou trechos importantes.
O presidente “Sorriso” também achou um exagero da Rede Globo em atrelar o inquérito que apura denúncias sobre pagamento de propinas a sindicalistas paulistas ao processo que o deputado federal responde na Justiça Eleitoral. “A emissora ignorou a decisão favorável que Valdevan Noventa obteve no Tribunal Superior Eleitoral e que aponta erros na conduta do Ministério Público sergipano”, afirma “Sorriso”. O parlamentar sergipano é acusado de usar pessoas humildes como doadoras de recursos à sua campanha eleitoral. Por conta desse processo, ele chegou a ser preso, tendo sido diplomado como deputado na cadeia pública de Estância.
Por Destaquenotícias
Clique aqui e veja a reportagem completa do Fantástico