Por E. Milho Corn
Arca de Noé
Engana-se quem pensa ser o nosso Corpo de Bombeiros especializado somente em apagar incêndios. Seus bravos militares também sabem socorrer animais em perigo. No ano passado, os bombeiros resgataram 383 bichinhos. A maioria eram cães e gatos que se perderam, foram abandonados ou se envolveram em situações de perigo. Também foram resgatados pelos soldados do fogo raposas e jacarés. Com tantos animais socorridos no currículo, o Corpo de Bombeiros lembra a arca de Noé da narrativa do dilúvio de Gênesis.
Cadê o dinheiro?
Uma abelhinha me contou que um bem conceituado pastor evangélico caiu em desgraça com os fiéis após ter acertado cinco dezenas da Mega-Sena da Virada e faturado cerca de R$ 48 mil. A raiva dos crentes é porque o reverendo vivia dizendo nos sermões ser pecado arriscar a sorte na loteria, coisa que, agora se sabe, ele sempre fez por debaixo dos panos. Flagrado com a mão na grana, o danado vai ter que recolher à igreja o dízimo referente ao valor do prêmio. Oh Deus do Céu!
Poluição
Quando será que os órgãos ambientais vão adotar providências duras contra quem polui o Rio do Sal, em Nossa Senhora do Socorro? Não é incomum peixes morrerem sufocados pela grande quantidade de produtos químicos lançados naquele corpo d’água. Quando a mortandade acontece, se anunciam providências, mas a situação continua do mesmo jeito. Será que os poluidores são tão poderosos que impedem o poder público de adotar ações firmes contra eles?
As paisagens de Arthur
Legal a exposição “Paisagens Sergipanas”, em cartaz no RioMar Aracaju. Assinada pelo fotógrafo Arthur Leite, a mostra tem como fonte de inspiração os cenários bucólicos dos rios, o contraste das cores, o clima e a cultura que formam as paisagens do estado. Vale a pena conferir!
Lição de Tancredo
Agoniado com a pressão de um cabo eleitoral, que insiste em ser nomeado secretário, um prefeito do interior sergipano perguntou a um amigo qual a saída para se livrar do chato de galocha: “Faça como o ex-governador Tancredo Neves. Quando alguém o pressionava por um cargo em seu governo, ele sugeria mineiramente: “Meu filho, diga que foi convidado e não aceitou. Assim, você sai por cima”. Já pensou se a moda pega? Vai ser tanta gente “recusando” convite. Uau!
Morte de ciganos
O Ministério da Família e dos Direitos Humanos está analisando o relatório produzido pelo Instituto Cigano do Brasil sobre as mortes a tiros de quatro ciganos no município sergipano de Umbaúba. Segundo a SSP, eles morreram durante um confronto armado com a Polícia. Um dia antes, dois policiais civis de Sergipe tinham sido fuzilados quando investigavam aquela comunidade cigana. O documento do Instituto mostrando detalhes sobre o trágico ocorrido está na Secretaria Nacional de Políticas de Promoção de Igualdade Social do Ministério de Damares Alves. Essa apuração promete!
Versos Íntimos
Vês! Ninguém assistiu ao formidável
Enterro de tua última quimera.
Somente a Ingratidão – esta pantera
Foi tua companheira inseparável!
Acostuma-te à lama que te espera!
O Homem, que, nesta terra miserável,
Mora entre feras, sente inevitável
Necessidade de também ser fera.
Toma um fósforo. Acende teu cigarro!
O beijo, amigo, é a véspera do escarro,
A mão que afaga é a mesma que apedreja.
Se a alguém causa inda pena a tua chaga,
Apedreja essa mão vil que te afaga,
Escarra nessa boca que te beija!
Augusto dos Anjos
Parideira de mandatos
A Secretaria da Saúde de Sergipe tem fama de parir mandatos. Sabe-se lá por qual motivo, quem assume aquela pasta geralmente termina sendo eleito. Só para lembrar alguns, citamos o ex-senador Eduardo Amorim (PSDB), o saudoso médico e ex-deputado federal Ivan Paixão e o senador Rogério Carvalho (PT). Quem deu azar foi Almeida Lima (PRTB). Exonerado um ano antes das eleições, Almeidinha foi derrotado na disputa pela Prefeitura de Aracaju. O substituto dele, médico Valberto Oliveira (MDB), fez valer a fama da Secretaria parideira, elegendo-se prefeito de Propriá. Isso é que é sorte!
Novo horário
Após merecido descanso de seus apresentadores, o programa Revista, da Rádio Jornal/FM, estará de volta a partir da próxima segunda-feira, e agora em novo horário: às 9 horas. Comandado pelo experiente radialista Pedro Rocha, o programa jornalístico conta com as participações dos comunicadores Aélio Argolo, Rubens Filho e Everardo Sena, que encarna o divertido “Coroné Vevé”. Plagiando as coleguinhas colunistas, “perder? Nem morta!”.
Passo de cágado
Iniciada no distante 2014, a rodovia SE-255 Ligando Itaporanga a Itabaiana não tem prazo para ser concluída. Com apenas 52 quilômetros de extensão, a estrada é de fundamental importância para desafogar o trecho da BR-235, entre Itabaiana e Aracaju. Por conta da demora do governo em concluir a obra, o Grupo Maratá desistiu de construir em Itaporanga um moderno frigorífico. Inicialmente projetado para as margens da inacabada rodovia SE-255, o empreendimento deve ser edificado em Lagarto. Pode uma coisa dessa?
Se a canoa não virar…
A canoa governista vai ser pequena para acomodar tanta gente interessada em disputar a cadeira do governador Belivaldo Chagas (PSD) em 2022. Já pungaram na embarcação os pretensos candidatos Laércio Oliveira (Progressista), Fábio Mitidieri (PSD), Edvaldo Nogueira (PDT), Rogério Carvalho (PT), Luciano Bispo (MDB), Ulices Andrade (sem partido) e outros marujos menos votados. Como diz a modinha: “Se a canoa não virar/ Olê olê olê olá/ Eu chego lá”.
Livro novo na praça
A pesquisadora Ane Mecenas festejando a publicação de seu livro “O Trato da Perpétua Tormenta: a conversão Kiriri nos sertões de dentro da América Portuguesa”, pela Editora Diário Oficial de Sergipe. Resultado de 16 anos de pesquisa, a obra trata sobre a conversão dos indígenas pelas missões jesuíticas às margens do Rio São Francisco, entre Sergipe e Alagoas. No livro de Ane estão presentes fontes manuscritas, como instruções, projetos, cartas, alvarás, regimentos, e fontes impressas, como inúmeras publicações jesuítas, legislação portuguesa, constituições sinodais e dicionários da época. Haja fôlego! Vale a pena ler o livro de Mecenas.
Sol e Praia
Enquanto muitos políticos já estão em pré-campanha de olho nas eleições de 2022, o ex-governador Jackson Barreto (MDB) curte férias na aprazível Atalaia Nova, ali na Barra dos Coqueiros, do outro lado do Rio Sergipe. Diariamente, JB faz a saudável caminhada matinal, respirando o ar puro do Oceano Atlântico. Outro dia, o ex-governador postou uma mensagem no instagram festejando o fato de ter sido reconhecido por uma banhista. A moça lembrou que Jackson a presenteou quando ela completou 15 anos de idade. Quem pode, pode!
Rapidíssimas
Bateu em retirada – Enquanto uns passam a vida fazendo política, outros se desiludem na primeira campanha eleitoral. Este foi o caso do delegado de Polícia Paulo Márcio (DC). Derrotado na disputa pela Prefeitura de Aracaju, o moço pendurou as chuteiras. Huuuuum!
Sai de baixo – Não chamem para o mesmo evento a deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) e o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL). Pode sair confusão da grossa. A tucana está uma fera porque o adversário alardeou ser o herdeiro político do pai dela, o falecido líder Chico de Miguel: “Você é um mentiroso”, bradou a deputada. Jesus do Céu!
Sonhar é livre – Entrevistado pelo coleguinha Jozailto Lima, do portal JLPolítica, o presidente do Avante em Sergipe, Clóvis Silveira, disse querer encerrar “minha carreira política com um mandato de deputado federal”. Ao ler o desejo do avantista, um sujeito invejoso saiu com essa maldade: “Como ninguém se elege para o Congresso com uma cuia de votos, Silveira vai morrer fazendo política. Vida longa, Clóvis!
Forró do bom – Tá com saudade de um bom forró? Pois fique sabendo que neste sábado à tarde tem show de Zanny Amusa. Será na Orla Pôr do Sol, zona sul de Aracaju. E na manhã deste domingo, o afamado Sena faz a festa na feira livre do conjunto residencial Augusto Franco. À tarde do mesmo dia, Grilo Forró e o trio Pé-de-Serra Paixão e Tradição vão forrofiá em frente aos Arcos da Orla de Atalaia. Tá a fim? Pois pegue a máscara e vamos nessa!
Au revoir!