Festival de Artes vai aquecer a economia de São Cristóvão
25 de novembro de 2022
As mulheres merecem mais espaços na política
25 de novembro de 2022
Exibir tudo

Tarifa de energia deve subir, em média, 5,6% no ano que vem

O reajuste da tarifa entrará em vigor no próximo dia 22

A tarifa de energia elétrica deverá subir 5,6%, em média, em 2023, segundo estimativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Essa previsão foi informada ao governo que assume o poder em 2023, na reunião de transição.

Segundo as expetativas da Aneel, o aumento de valores, no entanto, depende de cada distribuidora. Segundo a agência, sete distribuidoras devem ter reajuste superior a 10%; 15, reajuste entre 5% e 10%; 17 distribuidoras devem ter reajuste entre 0% e 5%; e 13, devem ter reajuste inferior a 0%.

A diferença de percentuais entre as distribuidoras é motivada pelos custos de compra, transmissão e distribuição de energia, que variam conforme cada distribuidora, além de eventual crédito tributário que a empresa possa ter direito.

Segundo a Aneel, os percentuais de reajuste são estimativas, que podem mudar até a homologação dos novos índices tarifários. Sendo que, estes reajustes são feitos individualmente pra cada distribuidora, geralmente no aniversário do contrato de concessão.

A Aneel não detalhou à equipe de transição os percentuais por tipos de consumidores: conectados em alta tensão (grandes empresas e indústrias) e conectados em baixa tensão (residenciais, rurais e pequenas empresas).

Fonte: Correio Braziliense (Foto: Agência Brasil)

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *