Os taxistas da Grande Aracaju devem fazer a verificação metrológica de taxímetros a partir da próxima segunda-feira (11). Responsável pela aferição, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) informou que o agendamento do serviço deverá respeitar o calendário, organizado conforme a placa final do carro. A alteração no aparelho deve ser feita pelos taxistas da capital, Socorro, São Cristóvão e Barra dos Coqueiros.
O início das verificações de taxímetros referentes ao exercício 2022 estava agendado para 14 de março passado, mas devido à possibilidade de mudança na tarifa (o que demandaria uma nova verificação e mais custo para o taxista), o calendário foi alterado. A partir de agora, os taxistas devem seguir uma nova programação. O ITPS é órgão Delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Aferição é obrigatória
O diretor-presidente do ITPS, Kaká Andrade, revela que a verificação metrológica anual é importante para taxistas e consumidores, pois observa se o registro do valor da corrida está de acordo com a distância percorrida. “É obrigatória, garante que o preço cobrado corresponde, com base na distância e no tempo gasto, ao trajeto percorrido pelo veículo, evitando prejuízos não só para o consumidor, mas também para o taxista”.
Kaká Andrade ressalta que, em 2021, a verificação não foi obrigatória e que aqueles que a fizeram, precisam ficar atentos e realizar uma nova verificação em até 12 meses contados a partir da última inspeção, independente do calendário e da placa final do carro. “Quem optou por realizar a verificação em 2021, mesmo não sendo obrigatório, precisa realizar o serviço novamente em 2022 para continuar com seu taxímetro regular”, explica.
Orientações
Os taxistas deverão acessar o site do ITPS (www.itps.se.gov.br) e clicar no Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE) para agendar a data e o horário da verificação e emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU). O agendamento também pode ser feito no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), que fica na Rua Vila Cristina, S/N, bairro 13 de Julho. Informações podem ser obtidas por meio do telefone (79) 3179 8087/8081.
Na data e horário agendados, o taxista deverá comparecer à pista de verificação, localizada na avenida Padre Arnóbio de Melo com Silvério Fontes, no bairro Aeroporto, portando os comprovantes de pagamento da GRU e de residência do proprietário do veículo.
Após a verificação, o taxímetro aprovado recebe um selo do Inmetro. Também é emitido um certificado de verificação, que é válido por um ano. É importante que o certificado seja mantido no veículo para que seja apresentado em casos de fiscalização.
Fonte e foto: Ascom/ITPS