Realizado em Itabi (SE) pela primeira vez no Brasil, o Terço dos Homens ganhou um Dia Nacional, a ser celebrado em 8 de setembro. A Lei reconhecendo a data foi aprovada pelo Senado em caráter terminativo. Segundo o relator do Projeto de Lei, senador Wellington Fagundes (PL-MT), essa prática católica no Brasil foi iniciada na primeira metade do século 20 no interior de Sergipe.
No Brasil, o Terço dos Homens foi instituído por frei Peregrino, no dia 8 de setembro de 1936, no povoado de Vila da Providência, hoje município sergipano de Itabi”, afirma Wellington. “Trata-se de um movimento cristão que tem o propósito de engajar na igreja católica homens de todas as gerações mediante esse ato de fé e devoção, como estímulo fundamental à formação da família cristã e da sociedade como um todo”, afirmou o senador Fagundes.
Encontro estadual
Em 2017, mais de cinco mil fiéis participaram em Aracaju do Encontro Estadual do Termo dos Homens. O Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, na zona sul da capital sergipana, ficou pequeno para os católicos de todos os municípios sergipanos que atenderam ao chamado do Arcebispo Metropolitano, Dom João José Costa para celebrar o Dia Mundial dos Pobres. Perto de uma tonelada de alimentos não perecíveis foi arrecadada para distribuição com famílias necessitadas, assistidas pela rede de atendimento da Cáritas Arquidiocesana.
Foto: Arquidiocese de Aracaju