Matéria atualizado às 8h30 deste domingo (16)
A Usina Termoelétrica Porto do Sergipe I (potência de 1551 MW), será inaugurada, nesta segunda-feira (17). Instalado no município da Barra dos Coqueiros, o empreendimento será inaugurado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) e o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD). Está programado, também um sobrevoo de helicóptero pelo terminal de GNL (o FSRU Golar Nanook), nas imediações do Porto de Sergipe e da Térmica.
A UTE Porto Sergipe I, localizada dentro da Termoelétrica, entrou em operação comercial em março de 2020. O combustível utilizado é o gás natural, trazido para Sergipe na forma de gás natural liquefeito – GNL, e regaseificado na Unidade Flutuante de Armazenamento e Regaseificação (FSRU), uma solução mais eficaz e menos poluente na comparação com o diesel e o carvão, já que reduz a emissão de gases em até 90%. A usina, considerada uma das maiores da América Latina, tem capacidade de atender 15% da demanda de energia do Nordeste.
Sergipe terá na próxima década uma grande disponibilidade de gás para ser utilizado a partir da produção de petróleo e gás em águas profundas do litoral do estado, com volume estimado que corresponde a mais de quatro vezes a atual capacidade de consumo do Nordeste. O estado dispõe hoje do primeiro terminal privado de GNL integrante do projeto termoelétrico Porto de Sergipe, com capacidade de regaseificação de até 21 milhões de m³/dia e possibilidade de atendimento a diversas demandas de GNL e gás natural.
Novas frentes
Aliado aos complexos integrados termelétricos em construção pelo país (Barcarena-PA e São Francisco do Sul-SC), a Golar Power receberá, ainda este mês, os primeiros caminhões movidos 100% a GNL em parceria com a Alliance GNLog. Com este investimento, a empresa abre a frente de “small scale” (Pequena Escala), ajudando a democratizar o acesso ao energético no país, ajudando na redução do valor do gás, e a garantir mais independência na matriz elétrica do Brasil.
O uso do GNL nesses moldes já é realidade na Europa, nos EUA e na China, que conta atualmente com uma frota de mais 300 mil veículos. Em parceria com a Shacman, a Alliance GNLog trouxe os primeiros veículos deste tipo para o Brasil e se uniu à Golar, que é a fornecedora oficial do GNL. A ação iniciou o plano de implementação da infraestrutura de abastecimento do energética por meio dos “Corredores Verdes” em todo o Brasil, tanto para veículos leves, quanto para caminhões, comércio e postos.
Fonte e foto: Celse