O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT) nomeou o gestor público Jeferson Passos como secretário interino do Desenvolvimento Econômico. O nomeado, que já responde pela Secretaria Municipal da Fazenda, acumulará as duas funções. A nova pasta foi criada no final do ano passado, a partir da sanção da lei 5.543/2022, com a finalidade de fortalecer a política de atração de empresas e novos negócios para a capital, além de fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação no município. Ao nomear o secretário, Edvaldo destacou que ele terá, como missão “estruturar a pasta para o bom andamento dos trabalhos”.
“Jeferson é um excelente gestor e desempenha com muita excelência e eficiência a função de secretário municipal da Fazenda. Além disso, é um gestor que possui expertise nas áreas de Tecnologia e Inovação, de modo que tem contribuído de maneira significativa para o desenvolvimento dos projetos instituídos na Prefeitura, com foco em tornar a nossa capital inteligente e criativa. Sendo assim, ele assumirá interinamente a Secretaria do Desenvolvimento Econômico com a missão de estruturá-la para que, quando o secretário for escolhido, dar andamento ao trabalho”, destacou Edvaldo.
Ao ser nomeado, Jeferson explicou como se dará o trabalho inicial na Semde. “O que faremos, em um primeiro momento, é criar as condições para que, o mais rápido possível, a Secretaria possa começar as suas atividades, estruturando uma política de desenvolvimento econômico para Aracaju. Será uma continuidade do trabalho que já vinha sendo desenvolvido dentro da Secretaria da Fazenda, quando promovemos a estruturação do Marco Legal da Inovação, Ciência e Tecnologia do município, que já foi aprovado, inclusive. A própria lei que estruturou a criação da nova Secretaria foi formatada dentro da Fazenda. Então, agora, faremos a organização administrativa, vamos adquirir os materiais e equipamentos necessários para o funcionamento da pasta, vamos promover a regularização junto aos órgãos, como a Receita Federal e o Tribunal de Contas, entre outras ações”, esclareceu.
Atração de empresas
Jeferson informou também que caberá à nova Secretaria, dentro de suas atribuições, “formatar uma política de atração de empresas e de novos negócios, englobando os setores de Indústria, Comércio, mas também, outros nichos de atividades econômicas”. “E isso envolve a parte de Tecnologia e de Serviços, que estão ganhando espaços significativos no cenário mundial. O grande papel da nova Secretaria será, justamente, colocar em prática uma política de desenvolvimento econômico que auxilie o crescimento da atividade econômica em Aracaju e o aumento do emprego e da renda para a nossa população”, pontuou.
Currículo
Bacharel em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Jeferson Passos é pós-graduado em Estratégia e Marketing Empresarial pela Universidade Tiradentes (Unit) e Master of Business Administration – MBA em Parcerias Público-Privadas e Concessões, pela FESPSP – Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.
O gestor público possui 32 anos de experiência profissional, iniciando suas atividades na Caixa Econômica Federal. Desde 2007 atua no setor público, tendo exercido a função de secretário de Finanças de Aracaju e secretário de Planejamento e de Fazenda do Estado de Sergipe. Exerce o cargo de secretário de Fazenda de Aracaju, desde 2017.
Foi vice-presidente da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais – ABRASF no biênio 2019-2021 e é o atual presidente da entidade, eleito para o biênio 2021-2023.
Fonte e foto: Secom/PMA