O futuro incerto da oposição
4 de maio de 2021
Clipe Terra do Rechiliê exalta bordado de Tobias Barreto
4 de maio de 2021
Exibir tudo

Trabalho conjunto deixa Aracaju fora do ranking da violência

Guarda Municipal de Aracaju trabalha em conjunto com as forças de segurança

A atuação da Prefeitura de Aracaju, em conjunto com as forças de segurança pública de Sergipe, tem resultado em uma redução expressiva da violência na capital nos últimos anos. O resultado diz respeito a um entendimento da administração municipal de que o enfrentamento à violência deve ser multifacetado, articulado pelos diversos setores do poder público, que, uma vez reforçando sua presença nos locais de maior vulnerabilidade social, cria transformações de realidade que salvam vidas.

O fato de Aracaju não figurar mais no ranking das 50 cidades mais violentas do mundo, criado pela Organização Não Governamental (ONG) mexicana “Seguridad, Justicia y Paz”, ajuda a compreender a efetividade das ações. Os números utilizados para os cálculos relacionados às cidades brasileiras são obtidos por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Além disso, só são levados em consideração os municípios com mais de 300 mil habitantes.

Segundo os dados da ONG mexicana, Aracaju esteve, entre 2015 e 2019, no ranking de cidades com maior taxa de homicídio per capita, chegando a atingir, em 2016, a 12° posição.  As estatísticas utilizadas sempre levam em conta o ano anterior à publicação do ranking, o que significa dizer que a lista divulgada no último dia 20 de abril diz respeito aos homicídios registrados em 2020.

Queda no índice de homicídios

Desde 2018, a capital sergipana iniciou uma expressiva redução no seu índice de homicídios, por conta de uma nova visão do que significa o combate à violência, que resultou em iniciativas que têm se mostrado exitosas. Em 2020, portanto, após cinco anos em que estreou na lista, foi possível sair desta condição.

Os dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) apontam uma queda de quase 50% na incidência de homicídios entre os anos de 2016 e 2020, fruto de ações integradas entre as forças de segurança pública do Estado, em parceria com o Município.

De acordo com o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), melhorar os índices de segurança da cidade sempre foi uma das principais metas da administração. “Mesmo não sendo uma atribuição do poder público municipal, desde 2017, quando retornamos à Prefeitura, buscamos mecanismos para tornar esse objetivo real, para concretizá-lo. Atuando em várias frentes, trabalhamos de maneira efetiva para melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou.

Fonte e foto: Secom/PMA

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *