Enquanto nas principais séries do futebol nacional o período é de fim de temporada, o Confiança já iniciou os trabalhos para o ano de 2020. Contudo, os primeiros dias de pré-temporada do Dragão estão acontecendo sem a presença do técnico Daniel Paulista. Isso porque o comandante proletário está participando de um curso da CBF Academy.
A capacitação, que ao final renderá a Licença Pró para os participantes, está acontecendo na Granja Comary, em Teresópolis, Rio de Janeiro, casa da Seleção Brasileira de Futebol. E Daniel está muito bem acompanhado durante o curso: grandes treinadores do cenário nacional estão participando do evento, a exemplo de Renato Gaúcho, Roger Machado, Cuca, Vagner Mancini, Odair Hellmann, Rogério Ceni e até o Tite, treinador da seleção.
“É uma capacitação de muita qualidade, onde treinadores de renome estão cursando. Além disso, está sendo uma grande oportunidade para obter e trocar experiências. Ao meu ver, isso é o mais importante que a gente consegue aqui: relacionamento e troca de experiências. Essa combinação é essencial na nossa função, já que cada clube tem uma realidade”, analisou Daniel Paulista.
A Licença Pró é a mais alta graduação ofertada pela CBF Academy – braço da Confederação Brasileira de Futebol que oferta cursos como forma de profissionalizar o esporte no país. Ao todo, 63 técnicos estão participando do curso que durará 10 dias neste primeiro módulo, sendo que o segundo será realizado no próximo ano.
As aulas são ministradas por instrutores nacionais e internacionais, abordando temas como gestão de pessoas, treinamento de campo, legislação, psicologia, preparação física, análise de desempenho, planejamento anual e medicina esportiva. O técnico proletário entende que conquistar esse grau será benéfico para seu trabalho enquanto treinador.
“Aqui, nós temos palestras com pessoas graduadas, profissionais de fora do país, que trazem outra visão sobre o futebol. Isso nos proporciona novos conhecimentos que serão importantes e eficazes para ultrapassarmos os obstáculos do dia a dia. Cada um pode absorver o conteúdo que acha necessário e trazer para dentro da realidade do seu clube”, explicou Paulista.
Fonte: Ascom/ADC (foto/Infonet)