A maioria dos consumidores (percentual que chega a até 72%) planeja manter, na era pós-Covid-19, o nível de consumo adotado durante o isolamento, o que pode indicar que as pessoas não estão mais dispostas a retomar o mesmo patamar de compras que tinham antes. Pelo menos é o que revela pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Alguns segmentos podem ter uma volta mais acelerada. Ao todo, 46% dos entrevistados pretendem aumentar o consumo de, pelo menos, cinco itens dos 15 testados após o fim do isolamento social. No total, 57% pretendem aumentar o patamar de consumo de ao menos um item, enquanto 44% afirmam que não aumentarão o nível de gasto com nenhum dos itens pesquisados.
A pesquisa mostrou ainda que praticamente metade dos trabalhadores (48%) tem medo grande de perder o emprego. Somado ao percentual daqueles que têm medo médio (19%) ou pequeno (10%), o índice chega a 77%. Muitos dos entrevistados já sentiram o efeito da crise no bolso.
Poder de compra
Entre entrevistados, 23% já perderam totalmente a renda, e outros 17% tiveram redução no ganho mensal. Isso significa dizer que quatro em cada dez brasileiros acima de 16 anos perderam poder de compra desde o início da pandemia.
O impacto na renda e o medo do desemprego levaram 77% dos consumidores a reduzirem, durante este atual período de isolamento social na maioria dos estados brasileiros, o consumo de pelo menos um de 15 produtos testados. Apenas 23% dos entrevistados não reduziram em nada suas compras, na comparação com o hábito anterior à pandemia.