A Deso foi “vendida” por 4,5 bilhões
4 de setembro de 2024
“Venda” da Deso trará de volta a velha lata d’água na cabeça
5 de setembro de 2024
Exibir tudo

Troca de bandeiras reduz a conta de energia

As bandeiras tarifárias refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) voltou a mudar a bandeira tarifária para este mês de setembro. Após uma correção de dados técnicos pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a Aneel reduziu os valores adicionais que serão cobrados na conta de luz.

A bandeira tarifária acionada para setembro passou a ser vermelha 1, com uma cobrança de 4,463 reais a cada 100 quilowatts-hora (kWh), ante a bandeira vermelha 2 que havia sido anunciada na sexta-feira passada.

A correção ocorre após o ONS ter identificado um erro em seu Programa Mensal de Operação (PMO) que impactou o preço de liquidação das diferenças (PLD), um dos principais parâmetros de definição da bandeira tarifária. Segundo o ONS, houve uma “inconsistência” em dados sobre despacho inflexível da usina termelétrica Santa Cruz em um de seus modelos de operação.

Em nota, a Aneel afirmou ainda que a diretoria da autarquia definiu que serão instaurados processos de fiscalização para auditar os procedimentos dos agentes envolvidos na definição da PMO e cálculo das bandeiras.

Fonte: Portal R7 (Foto: Agência Brasil)

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *