Grandes nomes da Ginástica Artística Brasileira estarão em ação no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, em Aracaju, onde será realizado o Troféu Brasil Loterias Caixa. A competição terá a participação de Medalhistas mundiais como Arthur Zanetti, Jade Barbosa e Arthur Nory, além de finalistas olímpicos como Flávia Saraiva, Caio Souza, Diogo Soares, Francisco Barreto e Lorrane dos Santos.
O evento terá início nessa quinta-feira (13), com a fase classificatória do salto sobre o cavalo e paralelas assimétricas na Ginástica Artística Feminina e solo, cavalo com alças e argolas na Ginástica Artística Masculina.
A entrada no Ginásio Constâncio Vieira será gratuita nos quatro dias do evento. No sábado e no domingo, será necessário entregar um quilo de alimento não perecível. O ginásio fica na Rua Vila Cristina, sem número, no bairro Treze de Julho.
O Troféu Brasil, que vai movimentar 150 participantes da Ginástica Artística é a versão nacional da Copa do Mundo por Aparelhos, ou seja: não há disputa no individual geral e competição por equipes.
Competição rápida
Cristiano Albino, treinador do Esporte Clube Pinheiros, cita as razões que fazem do Troféu Brasil um evento tão atrativo. “É uma competição rápida e dinâmica, reunindo grandes especialistas. Teremos a presença da nata da mossa modalidade, incluindo medalhistas em Jogos Olímpicos e em Mundiais”.
Daniel Biscalchin, treinador do Flamengo, destaca a importância da competição, na qual os atletas poderão mostrar o seu melhor nos aparelhos. “No Flamengo, vamos aproveitar a competição para avaliação. A ideia é testar alguns elementos novos, observar o desempenho dos ginastas em cada situação e, a partir daí, reavaliar e alinhar nossos objetivos para as próximas competições”.
Eliseu Burtet Neto, o Kiko, responsável pela equipe feminina do Grêmio Náutico União, destaca a excelência do nível técnico. “O público vai poder acompanhar o que temos de melhor no País em cada aparelho”.
O treinador do GNU cita como grandes atrações do clube gaúcho Luiza Abel, que recentemente alcançou a final do Mundial Juvenil de Antália, na Turquia, e Andreza de Lima, que foi a melhor ginasta juvenil do Brasil no último ciclo olímpico, e que vive seus primeiros momentos na categoria adulta.
Analisar desempenho
O treinador Ricardo Yokoyama, do Minas Tênis Clube, também destaca a importância da competição. “Um evento como este é uma excelente oportunidade para por à prova o trabalho planejado e realizado em casa. Para nós, técnicos do MTC, será muito valioso para analisarmos o desempenho de nossos atletas. Isso vai balizar o caminho que vamos seguir”.
A presidente da Confederação Brasileira de Ginástica, Luciene Resende, salientou que o evento será marcante também fora da quadra. “Ano a ano, a CBG vem se aprimorando na organização dos eventos, tratando-os como verdadeiros shows. O Troféu Brasil será uma grande oportunidade para que o público da Ginástica possa acompanhar nossos talentos numa competição muito caprichada, entregue com muito carinho ao público de Aracaju e àquele que acompanhará o evento pelo Canal Olímpico do COB”.
Programação
13/04
8h20 às 12h34 – Classificação: Salto e Paralelas Assimétricas (GAF)
8h20 às 12h53 – Classificação: Solo, Cavalo com Alças e Argolas (GAM)
14/04
8h20 às 12h58 – Classificação: Trave e Solo (GAF)
8h20 às 12h58 – Classificação: Salto, Paralelas Assimétricas e Barra Fixa (GAM)
15/04
10h – Final – Solo GAM
10h35 – Final – Salto GAF e Cavalo com Alças
11h45 – Final – Paralelas Assimétricas e Argolas
16/04
10h – Final – Salto GAM
10h35 – Final Trave e Paralela
11h50 – Final Solo GAF e Barra Fixa
Fonte e foto: CBG