O reitor da Universidade Federal de Sergipe, professor Angelo Antoniolli, recebeu nesta semana o comandante do 28º Batalhão de Caçadores, coronel José Fernandes Carneiro dos Santos Filho, para tratar da implantação de uma usina de energia fotovoltaica na sede da guarnição, no bairro 18 do Forte.
A reunião contou com as presenças dos professores Jorge Antônio Vieira Gonçalves, diretor do Departamento de Obras e Fiscalização (DOFIS), da Superintendência de Infraestrutura, e Milthon Serna, do Departamento de Engenharia Elétrica da UFS.
Acompanharam o comandante do 28º BC o major Agenor Macedo Firmino e a técnica Bárbara Roberta Nunes Barbosa.
Na quinta-feira, 12, o professor Milthon Serna fez uma visita técnica para analisar a realidade local e colher os dados para montagem do projeto. Realizou-se a avaliação das instalações elétricas e foram verificadas as condições de incidência dos raios solares no local previsto para instalação das células fotovoltaicas.
Geradora de energia solar
Neste ano, a UFS se tornou a maior geradora de energia solar de Sergipe, após a implantação de sistemas fotovoltaicos nos prédios da Biblioteca Central e da Didática V e a inauguração da Subestação SE UFS 69 kv, que tem cinco vezes mais tensão que o sistema utilizado anteriormente pela universidade.
Também foi instalado um sistema fotovoltaico no ambulatório do Hospital Universitário de Aracaju (HU-UFS), no campus da Saúde.