A Universidade Federal de Sergipe (UFS) se destacou em quatro das cinco categorias do 11º Prêmio João Ribeiro de Divulgação Científica e Inovação Tecnológica da Fapitec (Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe). O resultado da premiação foi divulgado na última sexta-feira, 19.
+ Confira aqui o resultado completo
Na categoria Profissionais de Comunicação, a UFS conquistou os três primeiros lugares em TV, Rádio e Internet com três reportagens sobre ciência da TV UFS, Rádio UFS e Portal UFS.
O jornalista Josafá Neto levou o primeiro lugar com a reportagem “Aplicativo desenvolvido na UFS auxilia neurocirurgias minimamente invasivas.” A matéria foi exibida na TV UFS. Clique aqui para assistir.
A jornalista Juliana Almeida ficou com a primeira colocação com a reportagem “Experimento da UFS avalia reuso de água de esgoto para irrigação de palma”. O áudio foi veiculado na Rádio UFS FM 92,1. Clique aqui para ouvir.
O jornalista Osmar Rios conquistou a primeira posição com a reportagem “Equipamento desenvolvido na UFS auxilia monitoramento do conforto térmico de bovinos”. O texto foi publicado no Portal UFS. Clique aqui para ler.
Os professores Silvio Santana Dolabella, do Departamento de Morfologia; Divanizia do Nascimento Souza, do Departamento de Física; e Janaína Ferreira Fialho Costa, do Departamento de Ciência da Informação, foram os primeiros colocados na categoria Pesquisador Destaque em Ciências da Vida, Ciências Exatas e Ciências Humanas, respectivamente.
O professor Welington Gonzaga do Vale, do Departamento de Engenharia Agrícola, conquistou o primeiro lugar na categoria Pesquisador Inovador no âmbito do setor público.
Já na categoria Jovem Cientista, as estudantes Gisele Mendes Batista, do Departamento de Direito; e Sara Suely Ventura da Silva Lima, do Departamento de Enfermagem, ficaram em primeiro e segundo lugares, respectivamente, no âmbito da Iniciação Científica e Tecnológica.
A doutoranda Thayane Santos Siqueira, do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde, foi a terceira colocada na categoria Jovem Cientista no âmbito da Pós-graduação.
Prêmio João Ribeiro
O Prêmio João Ribeiro foi criado no ano de 2009 com o intuito de estimular a pesquisa e a divulgação científica ao reconhecer o trabalho desenvolvido por pesquisadores, estudantes, profissionais de comunicação e empreendedores em tecnologia e inovação.
Homenageado
Sergipano do município de Laranjeiras, João Batista Ribeiro de Andrade Fernandes nasceu no dia 24 de junho de 1860. Ele foi professor, jornalista, crítico literário, filólogo, historiador, tradutor brasileiro e membro da Academia Brasileira de Letras.
Com texto da Rádio UFS. Foto: Caio Ribeiro/TV UFS