A partir desta quarta-feira, dia 12, e até o dia 18 de fevereiro, os estudantes interessados em ingressar em um dos cursos do Campus de Ciências da Saúde de Lagarto deverão acessar o site da Coordenação de Concurso Vestibular da UFS, o www.ccv.ufs.br, e fazer a inscrição. A seleção, que não faz parte do Sisu 2020 (assim como a do campus do Sertão), destina-se aos alunos que já concluíram o ensino médio ou equivalente e tenham realizado as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019.
Há 410 vagas distribuídas em oito cursos: 60 vagas para Medicina e 50 vagas para cada um dos cursos de Odontologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Nutrição e Farmácia.
Para isso é necessário informar o número do CPF, da carteira de Identidade, da inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o curso desejado. O resultado deverá ser publicado no dia 6 de março e o início do ano letivo 2020.1 está previsto para 16 de março.
Como nos moldes dos antigos vestibulares da Universidade, serão aplicadas fórmulas e pesos para chegar à pontuação final do candidato. Porém, os sergipanos terão mais chances de conseguir uma boa colocação, pois terão direito a uma bonificação sobre a pontuação obtida no Enem.
Os alunos que cursaram o ensino fundamental e médio em Sergipe ganharão 10% dos pontos obtidos, percentual que subirá para 15% se, além de natural do Estado, tiver estudado na rede pública de ensino. Por exemplo, uma pessoa que fez 700 pontos poderá ter 770 ou 805 pontos. E todo esse estímulo tem uma motivação, como explicou o vice-reitor da UFS, professor Valter Joviniano de Santana Filho.
“Ao longo dos anos temos percebido que o investimento feito em muitos alunos não se converteu em universitários que realmente se formaram na Instituição, isso, porque, alunos naturais dos Estados do Sul e do Sudeste do país, por exemplo, assim que podem, transferem o curso para os locais de origem buscando estar mais próximos dos familiares e amigos, o que é perfeitamente compreensível. Porém, todos os investimentos feitos não só no ensino, mas, também, na permanência deles com moradia e alimentação acabaram não se convertendo no que deveria, que era a conclusão do curso”, comentou.
Opções para todos
A alteração na maneira de ingresso no Campus Lagarto foi aprovada pelo Conselho Superior da UFS em outubro do ano passado, resolução que fez com que o local fosse retirado da listagem do Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação (SISU/MEC).
Só que a mudança não impedirá que candidatos naturais de outros Estados participem da seleção, como enfatizou Dr. Dilton Maynard, Pró-Reitor de Graduação. “Na verdade, ampliamos as opções para todos. Se o candidato quiser pode concorrer para o Campus São Cristóvão na primeira opção, para outra Instituição de Ensino Superior do país na segunda e, ainda, tentar o Campus Lagarto no vestibular específico”, explicou.
(Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)