O Departamento de Farmácia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) está produzindo diariamente 15 quilos de álcool gel e 20 litros de álcool 70% glicerinado. A produção será distribuída aos Hospitais Universitários, localizados em Aracaju e Lagarto, e em asilos de Sergipe visando evitar a escassez do produto durante o período de pandemia do novo coronavírus.
A produção está sendo feita em três laboratórios da instituição: Laboratório de Ensaios Farmacêuticos e de Toxicidade (LeFT), Laboratório de Desenvolvimento Farmacotécnico e Nanotecnologia (LADEFNT), e Laboratório de Farmacognosia. A ação voluntária envolve professores, alunos dos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas, e técnicos em farmácia da instituição.
Escassez de álcool
Segundo a coordenadora do LADEFNT-UFS, professora Rogéria Nunes, a iniciativa solidária surgiu diante da escassez de álcool gel, item indispensável, por exemplo, em hospitais e asilos, em decorrência da aquisição exagerada do produto. Ela desaconselha a produção de álcool gel de forma caseira, pois além de ser contraindicada pelas autoridades de saúde, pode causar uma série de problemas, como queimaduras e irritações na pele.
Doutorando em Ciências Farmacêuticas na UFS, Jeferson Silva, destaca a necessidade de empresas e indústrias do setor doarem insumos, como álcool puro e embalagens, e estabelecerem parceria com a UFS “para suprir a demanda da população por álcool gel”. Após o primeiro dia de produção, a ideia é criar um cronograma para atender às demandas dos hospitais e asilos, enquanto durar o período de restrições à pandemia.
Fonte e foto: UFS