Calcinha antifurto protege o celular no Carnaval
5 de janeiro de 2024
Preso acusado por golpes de R$ 1,5 milhão em Lagarto
5 de janeiro de 2024
Exibir tudo

Uma flor do recesso no jardim da especulação

Por Adiberto de Souza *

O disse-me-disse sobre possíveis candidatos nas eleições municipais de 2024 não passa da famosa flor do recesso, nome do estardalhaço dado à notícia sem muita relevância. Talvez por falta de assunto mais palpitante para o período, a classe política e a imprensa não se cansam de lançar balões de ensaio, muitos dos quais não conseguirão sair do chão. Não faltam notícias sobre prováveis rompimentos políticos, entendimentos sobre acordões, visando evitar racha entre os governistas, etcétera e tal. Nesse zunzunzum, a oposição ao prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) é a mais barulhenta, pois cada partido quer impor o seu candidato. Claro que em política tudo é possível, porém a maioria do que se diz ou escreve sobre as eleições em Aracaju está mais para uma estéril flor do recesso, que deverá murchar logo depois do Carnaval, quando a classe política e a imprensa voltarão a se ocupar de temas mais reais. Portanto, até lá, o tom da prosa será o mesmo, embora todos saibam que esse burburinho não passa de conversa mole para boi dormir. Misericórdia!

Missão cumprida

O presidente da Assembleia Legislativa, Jeferson Andrade (PSD), garante que os 24 deputados cumpriram o seu papel, defendendo as demandas da população. Segundo ele, o parlamento estadual fechou o ano de 2023 com uma participação efetiva nas questões relacionadas ao exercício da cidadania, fortalecimento da democracia e avanço socioeconômico do estado. Andrade ressalta que o plenário abordou assuntos diversos no decorrer do ano, como temas ligados ao clima, às mulheres, aos idosos, aos servidores públicos, entre outros. Então, tá!

Pirão de traíra

Neste ano de eleições municipais a traíra será a espécie mais presente nas mesas de muitos políticos sergipanos. O peixe vai começar a aparecer em abundância com a proximidade da campanha eleitoral, período em que falsidade é a regra entre a maioria dos políticos. Carnívora por excelência, a espécie é mais frequente nas águas dos partidos políticos indecisos se ficam no governo ou se entram na canoa da oposição. Aos que pensam em degustar a carne branca e saborosa da traíra, é bom ter cuidado, já que suas espinhas são menores do que os da maioria dos peixes, podendo passar despercebidas e causar engasgamento, como já ocorreu com alguns políticos mais afoitos. Crendeuspai!

Quiromancia política

Apesar da aparente calmaria, os políticos seguem articulando sobre a candidatura a prefeito de Aracaju. E é aí que entram os adeptos da quiromancia, ávidos por adivinhar quem vai com quem ao próximo baile eleitoral. Alguns pistoleiros nenhum pouco intelectuais aproveitam esta fase de adivinhações para jogar barro na parede e plantar verde a mando de quem deseja colher maduro na hora de se definir as candidaturas. Espertos, os políticos não se cansam de divulgar possíveis apoios aos seus projetos. Para os ilustres, é fundamental permanecer vivos politicamente até quando chegar a hora de colocar o bolo no forno. Só Jesus na causa!

Casamento de arromba

A Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade, em Lagarto, será palco do casamento do ano, que oficializará a união entre o deputado federal Gustinho Ribeiro (Republicanos) e a prefeita lagartense Hilda Ribeiro (SD). Ambos já são casados há muitos anos, porém resolveram agora pedir a benção do padre. Claro que o casório vai ser um grande acontecimento político, pois será prestigiado por figuras ilustres, como o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL) e o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União), o governador Fábio Mitidieri (PSD) e outros menos votados. Aff Maria!

Onde há fumaça…

A jornalista Rita Oliveira publica em sua bem informada coluna política que o governador Fábio Mitidieri (PSD) desmentiu que pretende exonerar o secretário estadual da Saúde, Walter Pinheiro, para aboletar na pasta o primo Cláudio Mitidieri (PSB): “Não existe a menor intenção minha em trocar o secretário de Saúde. Uma fake enorme já no começo do ano”, reagiu o pedessista. As línguas ferinas andam espalhando nas esquinas de Sergipe que, além de desejar eleger o primo Cláudio para a Câmara Federal, em 2026, Fábio também sonha em presentear a irmã e deputada estadual Maisa Mitidieri com a próxima vaga de conselheira do Tribunal de Contas. Como dizem lá em Carira, onde há fumaça, há fogo. Home vôte!

Bico seco

Várias cidades sergipanas sofrem com a falta d’água nas torneiras. Os municípios do semiárido também ficam desabastecidos quando ocorre rompimentos na tubulação da adutora do Alto Sertão. Este problema tem acontecido com muita frequência sem que a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) encontra uma solução definitiva. Tem município sendo abastecido há semanas por carros-pipa, pois a água tratada simplesmente sumiu das torneiras. Pior é que, mesmo com as constantes faltas d’água, a conta chega todos os meses e sem um único centavo de desconto. Danôsse!

Morde e assopra

O PT sergipano consegue ser governo e oposição ao mesmo tempo. Enquanto o senador Rogério Carvalho (PT) não perde uma chance para bater na administração do governador Fábio Mitidieri (PSD), este conta com o apoio declarado do deputado estadual petista Chico do Correio. O ministro Márcio Macedo (PT) é mais visto ao lado do chefe do Executivo sergipano do que do aliado Rogério, enquanto outras lideranças vermelhas, como o presidente do PT, deputado João Daniel, raramente fustiga o governador. De tanto conviver com esse morde e assopra, Mitidieri até já se acostumou com o clima de discórdia entre os petistas governistas e oposicionistas. Ah, bom!

Mudança de endereço

Eleitoras e eleitores que desejam fazer a transferência de domicílio eleitoral ou alterar o local de votação têm até 8 de maio deste ano, 151 dias antes do pleito, para solicitar os serviços da Justiça Eleitoral. É importante que todas e todos consultem como está a situação eleitoral. Caso haja pendências, a regularização deve ser requerida dentro do mesmo prazo. Já os candidatos a prefeito e vereador têm até o dia 6 de abril para estarem com o domicílio eleitoral na circunscrição em que desejam disputar as eleições e com a filiação deferida pelo partido que pretendem concorrer. Fique ligado!

Hospitalizado

O ex-prefeito de Lagarto, Jerônimo Reis (PSD), voltou a ser internado em um hospital de Aracaju. De acordo com o filho dele e deputado federal Fábio Reis (PSD), após examinar os exames, a equipe médica decidiu realizar a drenagem do líquido alojado no pâncreas. No final do ano passado, Jerônimo foi hospitalizado duas vezes para tratar de uma pancreatite, sendo que na primeira permaneceu alguns dias na Unidade de Tratamento Intensivo. Saúde!

Vê se pode!

Está no twitter de ‘O Criador’: “Jesus vai entrar na Justiça para proibir a circulação da Bíblia, por considerá-la uma biografia não autorizada”. Cruz, credo!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

Publicado no Jornal Folha de Sergipe, em 24 de maio de 1908.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Livre e nos jornais online Zona Sul e e EncontrAqui news.

* É editor do Portal Destaquenotícias

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *