A Secretaria da Saúde de Aracaju começou, nesta quarta-feira (1º ) a vacinação contra a covid-19 nas escolas. Outra novidade é o carro itinerante para busca ativa. As duas iniciativas integram as estratégias para avançar cada vez mais no processo de imunização da população contra a doença.
A vacinação, que acontece nas escolas municipais de ensino fundamental (Emefs), é uma parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e de Educação (Semed), que visa atingir o público com idade acima dos 12 anos. A estimativa é de que 7.800 crianças, ou 30% dos que não se imunizaram, sejam vacinadas.
Para isso, os pais são avisados previamente que haverá imunização na escola; depois as diretorias de cada unidade enviam um formulário para que os pais ou responsáveis assinem e autorizem a vacinação de seus filhos. A primeira escola atendida foi a Emef Jornalista Orlando Dantas, localizada no bairro Olaria, na zona Oeste. O horário de vacinação acontece em três turnos.
A secretária de Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, esteve presente no primeiro dia de vacinação na Emefermeira Jornalista Orlando Dantas e fez questão de alertar os pais dos alunos sobre a importância de autorizar seus filhos a tomarem a vacina. Já a secretária da Educação, Cecília Leite, enalteceu mais essa estratégia da gestão municipal de ampliar a cobertura vacinal.
Wilian dos Santos Rosa, de 14 anos, é aluno do 5º ano. Após ser vacinado, ele demonstrou tranquilidade e uma opinião segura sobre o imunizante. “Gostei de tomar a vacina. Acho muito importante para me proteger da doença”, resume. Adenilson Alves Santos Junior, 14, aluno do 9º ano, classificou a vacinação na escola como “prática”. “É a minha segunda dose, e acho gratificante tomar a segunda dose, porque muitas pessoas não tiveram oportunidade. Acho melhor tomar na escola, porque aproveita todos aqui num só local e é mais fácil”, comenta.
Carro da Vacina
Já o carro da vacina é uma ação itinerante da SMS, que percorrerá os bairros da capital para aplicação de primeira, segunda e terceira doses do imunizante contra a covid. Para receber a dose do imunizante, basta ter idade acima de 12 anos, apresentar cartão de vacinação, comprovante de residência e documento com foto. O primeiro bairro visitado foi o 17 de Março, em frente a praça do Cras Maria Diná.
A iniciativa do carro da vacina é uma estratégia da Prefeitura para se aproximar da população. “A gente percebe que, mais ou menos 10% da população que deveria estar vacinada, ainda não procurou os postos de saúde. A gente sabe que tem pessoas resistentes, que não vão vacinar, e que tem pessoas com dificuldades de acesso. Para a gente tentar atravessar essas dificuldades, a gente está indo a essas pessoas”, afirma Waneska Barboza, secretária da Saúde.
Apesar de ficar fixo em um ponto estratégico, o carro da vacina também percorrerá as ruas do bairro para fazer a busca ativa. A expectativa é imunizar cerca de 60 mil pessoas. “Qualquer pessoa acima de 12 anos pode tomar. No caso da CoronaVac, o intervalo é de 28 dias; da AstraZeneca, 60 dias; e Pfizer, 21 dias. Estamos colocando vacina em todos os postos de saúde, no drive, nas escolas e nos bairros, com a vacinação itinerante. Agora é contar com a boa vontade e a conscientização das pessoas”, conclui a secretária.
Fonte: Secom/PMA (Foto: Marcelle Cristinne)