Cerca de 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em diversos postos de saúde do Brasil.Pelo levantamento do Jornal Folha de S. Paulo, em Sergipe No estado de Sergipe, foram aplicadas 15 doses do imunizante que estavam fora da validade. AstraZeneca é a vacina mais usada no Brasil. Ela responde por 57% das doses aplicadas neste ano.
Cidades……………………….. número de doses vendicadas
Capela……………………………………….. 04
Itabaiana………………….. ……………… 04
Nossa Senhora do Socorro……. 03
Aracaju……………………………………… 01
Nossa Senhora da Glória……….. 01
Estância…………………… ……………… 01
Lagarto…………………………………….. 01
Em Sergipe, as vacinas com prazo de validade vencido foram aplicadas nos seguintes postos de saúde: Clínica de Saúde da Família Dr. Geraldo Luiz Souza Mota (Capela); Secretaria Municipal de Saúde (Itabaiana); Unidade de Saúde Mugival Messias dos Santos, e Clínica da Saúde da Família Gabriel Alves da Paixão (Nossa Senhora do Socorro); Unidade de Saúde Edézio Veira de Melo (Aracaju); Clínica da Saúde da Família Maria da Conceição Parteira (Nossa Senhora da Glória); Centro de Referência Dr. Clóvis Franco (Estância); e Secretaria Municipal da Saúde (Lagarto).
Aracaju nega uso de vacina vencida
A Secretaria da Saúde de Aracaju informou que o município não recebeu e não utilizou nenhuma remessa de vacina vencida. O lote 4120Z005 de AstraZeneca foi recebido em janeiro, com validade datada para 14 de abril, e com 12.300 doses. Todos os imunizantes desse lote foram utilizados até 6 de abril, portanto, dentro do prazo de validade estabelecido pelo fabricante.
A única dose que aparece na matéria do jornal Folha de São Paulo como utilizada após a data de vencimento foi um erro de digitação no momento de registro da vacina no Prontuário Eletrônico. Na ocasião, a servidora da sala de vacina registrou o número de lote correto no cartão de vacinação do usuário e o número errado no Sistema, causando inconsistência nas informações.
O cartão de vacinação do usuário indica que a primeira dose do imunizante, lote 4120Z005, foi administrada dia 12 de fevereiro. A segunda dose foi administrada dia 30 de maio, quando foi utilizado o lote de AstraZeneca 214VCD052W.
Saúde do Estado também nega
A Secretaria Estadual da Saúde também negou que tenha havido aplicação em Sergipe de vacinas com validade vencida. Alegou em nota que pode ter sido um “erro de registro” a informação divulgada pelo Ministério da Saúde. A pasta explica que não há frascos do imunizante AstraZeneca com apenas uma dose, contrariando assim a publicação da Folha de S. Paulo de que em algumas cidades apenas uma pessoa recebeu a vacina fora da validade.
Dados são do Ministério da Saúde
Os dados sobre as vacinas com prazo de validades vencido constam de registros oficiais do Ministério da Saúde e foram divulgados nesta sexta-feira (2). Até o dia 19 de junho, os imunizantes com o prazo de validade expirado haviam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros, inclusive, em sete cidades de Sergipe.
A maioria das doses aplicadas depois da validade é do lote 4120Z005, cujo prazo era até o dia 14 de abril. Além disso, outras 114 mil doses da vacina AstraZeneca que foram distribuídas a estados e municípios dentro do prazo de validade já expiraram. Não está claro se foram descartadas ou se continuam sendo aplicadas.
Quem tiver recebido uma dose de um desses oito lotes de AstraZeneca após a data de validade deve procurar uma unidade de saúde para se revacinar pelo menos 28 dias depois de ter recebido a dose administrada equivocadamente. Na prática, é como se a pessoa não tivesse se vacinado.
Fonte: Jornal Folha de S. Paulo