O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) sugeriu ao governo que faça um ajuste fiscal taxando as grandes fortunas. Segundo ele, a medida representaria para o país R$ 10 bilhões e – o melhor – não seria necessário mexer em direitos dos trabalhadores, principalmente num momento de crise econômica pela qual o Brasil está passando.
A taxação sobre grandes fortunas, explicou o senador, substituiria as medidas propostas pelo governo e que dificultam o acesso dos trabalhadores a benefícios como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e seguro-desemprego e que alteram as regras gerais da Previdência Social, além de também afetar o seguro-defeso dos pescadores.
Antonio Carlos Valadares ainda criticou as medidas propostas pelo governo em prejuízo dos trabalhadores lembrando que nos últimos 10 anos 30 milhões de pessoas passaram a contribuir para a Previdência. Ele frisou que, com mais arrecadação, a Previdência foi capitalizada, uma vez que as despesas com o pagamento dessas aposentadoria vão demorar,
“Com tanta gente a mais contribuindo e contribuindo mais, já que o salário mínimo também aumentou substancialmente na última década, por que o trabalhador tem que ser penalizado com cortes e perdas de benefício? Por que esses cortes têm que acontecer todos ao mesmo tempo e num momento de instabilidade e de insegurança econômica”, indagou.