O Tribunal Superior Eleitoral (PSE) acaba de negar o registro da candidatura de Valmir de Francisquinho (PL) a governador de Sergipe da coligação “O Povo Quer”. Em seu voto, o ministro-relator Raul Araújo Filho deixou claro que, por ter sido condenado pelo colegiado do Tribunal Regional Eleitoral e depois pela maioria do TSE por abuso de poder econômico e político, o ex-prefeito de Itabaiana está inelegível. E esse impedimento independe do futuro julgamento dos embargos declaratório que Valmir impetrou contra a sua condenação. A decisão dos ministros do TSE foi por unanimidade, o que significa dizer que Francisquinho está proibido de se apresentar como candidato sub sudice.
A condenação de Valmir e do filho e ex-deputado estadual Talysson (PL) foi confirmada na sessão do TSE do dia 23 de junho passado. Por 4 votos a 3, o plenário do Tribunal Superior Eleitoral rejeitou os recursos dos dois políticos sergipanos, mantendo a inelegibilidade de ambos por oito anos. Com a decisão, tanto o pai quanto o filho ficaram impedidos de disputar as próximas eleições. Ambos foram condenados pelo TRE de Sergipe sob a acusação de abuso do poder econômico no pleito de 2018.
No início de agosto último, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, rejeitou o pedido de liminar propondo a suspensão da inelegibilidade de Valmir de Francisquinho (PL). Nesta ação, o político liberal tentou suspender a decisão do TSE com o objetivo de disputar o governo de Sergipe. O ministro Luís Roberto Barroso considerou intempestivo o pedido de liminar apresentado pela defesa de Valmir: “Tal requisito não se encontra preenchido no presente caso, uma vez que ainda pende de publicação o acórdão cujos os efeitos se pretende suspender”, escreveu o ministro relator.
Por Destaquenotícias
4 Comments
Sergipe e o Brasil não merece ser governado por Bolsonaro nem bolsonaristas. A justiça foi feita, viva a democracia!!!!!
Faço gosto pela candidatura de Alessandro Vieira, sobretudo por ver nele uma pessoa séria, sensata. No entanto, ao observar que será inserido no grupo neofascista defensor de pautas baseadas em teorias de conspirações, torço pra que ele pule fora dessa canoinha furada.
Tentar ganhar a Democrcia no tapetão.
Fere o direito popular.
22 Neles
As pessoas estão esquecendo que se votar em Valmir vai automaticamente fazer um segundo turno para os dos de esquerda , alesandro e a solução para renovação e para da uma resposta que Sergipe tem jeito