A Black Friday, que neste ano acontece no próximo dia 25, surge como uma fonte de esperança para as grandes varejistas em meio a uma crise que assola o setor. A trégua é aguardada devido ao interesse dos consumidores em aproveitar a data para conquistar descontos e até antecipar a compra de presentes para o fim de ano.
Dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PNC), revelados mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o setor, após disparar quase 4% em janeiro, passou a “andar de lado” e apresenta alta de 1,8% no acumulado do ano até setembro.
A situação crítica enfrentada pelo setor resultou na recuperação judicial das Lojas Americanas e no decreto de falência da Livraria Cultura. Também afetadas, as Lojas Marisa e a rede de departamento Tok&Stok tiveram pedidos de falência solicitados por credores. Para outros gigantes, a alternativa foi o fechamento de lojas, na tentativa de driblar a crise.
“Para as empresas com problemas, a Black Friday é uma oportunidade maravilhosa para vender os produtos, limpar os estoques e colocar dinheiro no caixa para comprar itens melhores e mais atuais que vão oferecer maior rentabilidade”, afirma Roberto Kanter, professor do MBA de gestão comercial da Faculdade Getulio Vargas (FGV).
Descontos reais
Os analistas também orientam que as empresas desenvolvam inovações estratégicas para aproveitar melhor a Black Friday e ampliar o volume de vendas durante a data. O vendedor Ciro Bottini, veterano das televendas no Brasil, diz que as empresas, principalmente aquelas com problemas financeiros, devem apostar na criatividade.
Fonte: Portal R7 (Foto: Agência Brasil)