Lula fez a revolução pacífica
19 de outubro de 2021
Feira de Talentos terá 5 mil vagas de empregos e estágios
20 de outubro de 2021
Exibir tudo

Variante Delta já tem transmissão comunitária em Aracaju

Não há interesse da rede privada em fazer esse tipo de exame

Com a confirmação da transmissão comunitária da variante Delta em Aracaju, a Prefeitura está reforçando o alerta à população sobre a necessidade de manter os cuidados de biossegurança para evitar o contágio pelo coronavírus. Esse tipo de transmissão é aquele em que não é possível rastrear a origem da infecção e indica que o vírus está circulando entre a população.

De acordo com a infectologista da SMS, médica Fabrízia Tavares, a identificação da Delta ocorre via sequenciamento genético, e o enfrentamento à nova mutação se dá com a manutenção dos protocolos de segurança sanitária e com a imunização da população. “Estamos vivendo uma fase da pandemia crucial e estratégica, em que o andamento da campanha de vacinação está tendo uma celeridade importante, mas, em contrapartida, estamos nos deparando com a transmissão comunitária da variante Delta”, explica.

Também conhecida como indiana, essa variante tem transmissibilidade três a quatro vezes maior que a cepa original. Ressalte-se que o risco de uma variante altamente infectante, apesar da baixa letalidade observada, é a capacidade de causar muitos adoecidos de uma só vez, com maior busca dos serviços de saúe.

Apesar da Delta está circulando com transmissão local, não necessariamente o cenário da pandemia tende a piorar no município. Por enquanto, os índices epidemiológicos relativos à covid-19 continuam em queda, como tem sido a tendência dos últimos meses.

“Na minha avaliação, se você já tem essa variante circulando e mesmo assim a gente teve uma grande redução na transmissibilidade, o que tem mostrado na prática é que a vacina tem combatido também essa variante. Mesmo com a identificação da Delta na nossa população, a taxa de transmissão continua caindo”, enfatiza Fabrízia.

Vacinação

A médica infectologista lembra que a vacinação tem demonstrado uma redução significativa de novas infecções, internamentos e mortes pela covid-19. Contudo, a população que ainda não se vacinou deve buscar o imunizante nos postos de vacinação para evitar complicações pela doença, isso porque existe uma preocupação, por parte das autoridades sanitárias, em relação à proliferação da variante Delta.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *