A vazão de saída da Hidrelétrica de Xingó, em Canindé do São Francisco (SE), caiu dos 1.600 m³/s, praticados em novembro, para 1.080 m³/s agora em dezembro. Em janeiro próximo haverá outra redução, quando a vazão será reduzida para 900 m³/s. Segundo a Eletrobras/Chesf, as reduções foram determinadas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).
O comunicado da Eletrobras/Cesf também revela que a situação hidrológica de Xingó está sendo permanentemente avaliada, podendo haver alterações nestes valores a depender da necessidade de atendimento ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Com capacidade de armazenamento de 3,8 bilhões de metros cúbicos em seu reservatório, Xingó tem uma potência instalada de 3.162.000 kW.
As alterações de vazão continuarão sendo comunicadas através de mensagem SMS. Para receber os comunicados relativos à Usina Hidrelétrica de Xingó, basta enviar SMS com a palavra RIO para o número 27569. A Eletrobras/Chesf chama a atenção para a importância da não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do Rio São Francisco.