A Eletrobras Chesf anunciou que continuará praticando a vazão de saída no reservatório da Usina Hidrelétrica de Sobradinho (BA) no patamar de 800 m³/s. Já a Usina Hidrelétrica de Xingó, localizada em Canindé do São Francisco (SE), permanecerá com a vazão no patamar de 1.000 m³/s. A decisão foi tomada por determinação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
A situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada, podendo haver alterações na vazão atual de Xingó a depender da necessidade de atendimento ao Sistema Interligado Nacional (SIN), conforme procedimento de otimização energética envolvendo as diversas regiões do país, coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), e obedecendo à regulamentação vigente.
Segundo a Eletrobras Chesf, é fundamental chamar a atenção para a importância da não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio, haja vista que em condições emergenciais, a exemplo da necessidade de maximização de geração para atendimento ao Sistema Interligado Nacional – SIN, as usinas de Sobradinho e Xingó têm capacidade de turbinar valores da ordem de 4.200 m³/s e 3.000 m³/s, respectivamente.