Caso as chuvas continuem caindo com intensidade na cabeceira do Rio São Francisco, a vazão da Hidrelétrica de Xingó, em Sergipe, poderá chegar a 2.900 m³/s no próximo mês. Este é um dos cenários apresentado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Em caso de baixa incidência de chuvas, Xingó terá uma vazão de 1.750 m³/s em fevereiro.
A Eletrobras Chesf assegura, portanto, que o cenário é de normalidade para o período úmido, que se iniciou em novembro de 2024 e prossegue até maio de 2025. Agora em janeiro a Hidrelétrica de Xingó, localizada no município sergipano de Canindé do São Francisco, está praticando uma vazão de saída de cerca de 1.600 m³/s.
“A situação hidrológica é permanentemente avaliada, podendo haver alterações nos patamares informados, a depender da necessidade de atendimento ao Sistema Interligado Nacional (SIN), conforme procedimento de otimização energética envolvendo as diversas regiões do país, coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS), e obedecendo à regulamentação vigente”, frisou a Eletrobras Chesf.
Fonte: Carlosbritto.com