A vazão da Usina Hidro Elétrica Xingó, localizada no município sergipano de Canindé do São Francisco, será elevada dos atuais 1.100 m³/s para 1.300 m³/s a partir desta quinta-feira (11). De acordo com a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF), a liberação desse volume de água será mantida até o próximo sábado (13).
O aumento da vazão atendeu a um pedido feito pelo prefeito de Penedo (AL), Ronaldo Lopes, visando assegurar as condições de navegabilidades das embarcações durante a procissão fluvial dos 140 anos do Bom Jesus dos Navegantes. A maior tradição religiosa da região do Baixo São Francisco acontecerá no próximo domingo (14), quando milhares de fiéis e romeiros celebram o santo padroeiro dos ribeirinhos.
A Chesf informou que a elevação da vazão da Usina Hidro Elétrica Xingó foi decidida durante reunião de acompanhamento da operação dos reservatórios da Bacia do Rio São Francisco, coordenada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). “Por oportuno, parabenizamos o Município de Penedo pela realização da Procissão Fluvial do Bom Jesus dos Navegantes e desejamos pleno sucesso”, conclui o ofício assinado por Tony Ulysses Rodrigues de Matos Firmino, gerente executivo de operação da concessionária de energia elétrica.