Peixe da moqueca ainda pode ser comprado
10 de abril de 2020
A escrita de Estácio Bahia Guimarães
10 de abril de 2020
Exibir tudo

Vazias de fiéis, mas cheias de fé

Tem sido cada vez mais comum ver padres celebrando missas para igrejas vazias

Para evitar aglomerações visando impedir a propagação do coronavírus, a Igreja Católica de Sergipe está transmitindo as celebrações alusivas à Semana Santa através da internet e pela Rádio Cultura. Por se tratar de um momento de ampla representatividade religiosa, a coordenação da Cúria Metropolitana decidiu criar mecanismos tecnológicos que permitam aos católicos acompanharem as missas. A Igreja do Evangelho Quadrangular em Sergipe também recorreu à internet para propagar a os eventos desta Sexta-feira da Paixão e do Domingo de Páscoa.

Padre José Uelinton diz que fisicamente se sente sozinho

Objetivando evitar a disseminação do Covid-19 entre os católicos, o comando da Igreja em Sergipe determinou que as celebrações não contem com as presenças de fiéis. Segundo padre Jadilson Andrade, representante do clero na Arquidiocese de Aracaju, “esta é uma quaresma atípica, totalmente diferente de tudo que já vivenciamos. Uma paralisação planetária que se assemelha a uma quaresma universal, em que temos que nos distanciar das nossas ovelhas fisicamente para evitar a propagação deste mal invisível, insidioso, que traz angústias, incertezas e um medo generalizado”.

Experiência inusitada

O padre Paulo Cézar Bispo dos Santos, vigário da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, em Lagarto, afirma que as redes sociais têm desempenhando um papel fundamental neste momento de isolamento social. Ele reconhece que o número de católicos-internautas ainda não é tão grande, principalmente porque boa parte das senhoras não sabem lidar com a tecnologia.

E como é celebrar uma missa com a Igreja vazia? O padre Paulo Cézar responde:  “Minha primeira experiência foi no último domingo, quando celebrei na Igreja do Rosário. Confesso que foi uma sensação muito estranha ver os bancos vazios durante a missa. O que nos estimula é saber que estamos pastoreando neste momento tão difícil, em que o isolamento social é mais do que necessário”.

Pároco da Igreja de Santa Luzia, também em Lagarto, o padre José Uelinton fala sobre a nova experiência: “Fisicamente me sinto sozinho na Igreja, mas espiritualmente sabemos que a oração nos une”, observa. O religioso disse que antes da pandemia do Covid-19, “era impossível imaginar subir ao altar e ver a igreja sem ninguém. Ele admite que celebrar a missa sozinho é doloroso. Eu recebo mensagens de fiéis dizendo sentir falta da Santa Missa e da Santa Eucaristia, que representa diante da nossa fé o corpo e o sangue de nosso senhor Jesus Cristo”, completa.

Evangélicos na internet

Culto do Domingo de Páscoa será ministrado pelo pastor Luiz Antônio

A Igreja do Evangelho Quadrangular, em Sergipe, que desde o começo da pandemia do coronavírus recorreu à internet para se manter próxima de seus fiéis, preparou uma programação para esta Sexta-feira da Paixão e o Domingo de Páscoa. Às 18h de hoje, acontecerá a Live “Adoração do Sermão do Monte – Ninguém pode parar o céu”, com participação de Ministérios de Louvor, os cantores Lucas e Laressa Abreu e a ministração com o Pastor Luiz Antonio. A Live do Sermão será transmitida direto da Igreja Evangelho Quadrangular, do bairro Jardins, para todas as redes sociais da Igreja: Instagram @ieqjardins, YouTube Igreja do Jardins e Facebook Quadrangular Jardins.

Drive Thru

 No próximo domingo (12), todas as 111 Igrejas Quadrangulares de Sergipe estarão realizando Lives especiais do Domingo de Páscoa. No templo do bairro Jardins acontecerá o Culto Online da Santa Ceia do Senhor, às 10h e 17h, e durante o dia, das 8h às 16h, o Drive Thru da Solidariedade no estacionamento da Igreja. Apenas de carro, as pessoas são convidadas a irem fazer doação de alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal, que serão destinados a famílias carentes, especialmente àquelas que já estão sentindo os efeitos do momento de recessão econômica.

Com informações e foto do Portal Lagartense

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *