Neste domingo (10), estudantes de todo o Brasil voltam aos locais de aplicação de prova para o segundo dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024. Serão aplicadas 90 novas questões, sendo 45 sobre matemática e suas tecnologias e 45 sobre ciências da natureza e suas tecnologias.
De modo geral, as orientações para este segundo dia do Enem são as mesmas do primeiro final de semana. Quem precisa de atenção são os vestibulandos que faltaram no último domingo (3). Eles podem participar do segundo dia de prova, porém precisam solicitar uma participação na reaplicação nos dias 10 e 11 de dezembro. Nesse dia, eles poderão fazer as questões referentes aos blocos de linguagens, ciências humanas e a redação.
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) autoriza a reaplicação para os participantes que enfrentaram problemas logísticos (como falta de energia elétrica local da prova) ou que estavam infectados por alguma das doenças listadas no edital da prova. A inscrição para a reaplicação começa na próxima segunda-feira (11) na Página do Participante.
Assim como no primeiro dia de prova, a aplicação do Enem começa às 13h30 (horário de Brasília), com término às 18h30. Confira abaixo o que os alunos podem e não podem fazer durante o segundo dia do Enem:
O que o aluno deve fazer durante o exame?
Apresentar um documento de identificação válido e bom estado;
Chegar ao local da prova até às 12h e se apresentar na sala de prova até às 13h para identificação;
Sair da sala apenas após o horário mínimo, às 15h30;
Guardar objetos pessoais em envelope porta-objetos lacrado, incluindo celulares e equipamentos eletrônicos, até a saída definitiva;
Permitir a vistoria de lanche, medicamentos, artigos religiosos e materiais específicos, quando necessário e requisitado;
Submeter-se a revista eletrônica por detector de metais, se solicitado;
Iniciar a prova somente após autorização, conferindo todas as instruções do caderno de questões;
Utilizar apenas caneta preta de material transparente para preencher o Cartão-Resposta e a redação;
Entregar ao chefe de sala o Cartão-Resposta, Folha de Redação e Folha de Rascunho ao sair definitivamente;
Seguir o tempo limite para a realização das provas e o preenchimento dos cartões, acompanhando o marcador de tempo da sala.
O que é permitido:
Destacar o Cartão-Resposta do Caderno de Questões quando autorizado;
Fazer anotações apenas nos materiais permitidos, mas somente após a autorização;
Retirar-se da sala de prova definitivamente com o Caderno de Questões, mas somente nos últimos 30 minutos;
Levar o Cartão de Confirmação da Inscrição impresso ou digital ara facilitar a consulta dos dados, embora não seja obrigatório;
Levar artigos religiosos como véu, quipá, burca e outro, desde que permita a vistoria dos itens.
O que o aluno está proibido de fazer?
Utilizar documento de identificação inválido ou danificado que não permita identificação completa;
Portar objetos fora do envelope porta-objetos, incluindo eletrônicos, óculos escuros, artigos de chapelaria e materiais de escrita que não sejam canetas transparentes;
Portar armas, exceto nos casos previstos por lei e previamente autorizados;
Retirar qualquer página ou parte do Caderno de Questões ou Folha de Rascunho;
Ausentar-se da sala com materiais de prova, exceto quando permitido;
Chegar ao local após o fechamento dos portões, às 13h, pois a entrada será proibida após esse horário;
Solicitar prorrogação do tempo para realizar a prova ou preencher o Cartão-Resposta e a Folha de Redação, mesmo se precisar sair da sala ou houver instruções durante a prova.
Como foi o primeiro dia de Enem
No último domingo (3), o tema da redação tratou da herança africana no Brasil, o que, logo após a divulgação, repercutiu nas redes sociais e foi apontado por professores ouvidos pela CNN como acessível e necessário.
Fonte: Rede CNN Brasil (Foto: Agência Brasil)