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Vendas de carros com desconto surpreendem

As vendas globais de veículos devem aumentar 13,54% agora em 2024

Um fim de semana com feriado prolongado não costuma ser visto como uma boa oportunidade de vendas, ainda mais no setor automotivo, que tem apresentado quedas seguidas de desempenho. Mas, ao contrário das experiências anteriores, dessa vez, concessionárias de veículos registraram aumento nos negócios, algumas com o dobro de vendas fechadas em dois dias, frente ao número habitual.

“Desde o anúncio do pacote do governo, e com o início dos descontos, o incremento nas vendas foi surpreendente. O destaque foi o fim de semana, que teria um movimento fraco, por ser de feriado prolongado, porém, as vendas foram 60% maiores que de um fim de semana normal”, conta Marcos Leite, diretor de vendas da rede de concessionárias Amazon Fuji, da Volkswagen.

No mês passado, o segmento teve o pior maio desde 2016. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores Fenabrave), a queda foi de 5% em relação ao mesmo mês de 2022. A melhora do cenário se deve ao “mecanismo de desconto patrocinado na aquisição de veículos sustentáveis”, medida do governo federal que entrou em vigor na última terça-feira (6), com a publicação da Medida Provisória (MP) nº 1.175 no Diário Oficial da União. Ela estabelece reduções entre R$ 2.000 e R$ 8.000 nos preços de tabela dos veículos zero-quilômetro que custam menos de R$ 120 mil.

Para Marcos Leite, até o momento, o programa está cumprindo seu objetivo. “Muita gente tinha convicção de que não ia atingir [o objetivo]. A medida trouxe de volta o público que não estava comprando carro e, além disso, atraiu também o comprador dos veículos de mais de R$ 120 mil, que estão fora do pacote de descontos. Correspondeu bem ao que o governo pretendia, os carros que mais saíram foram Polo, Gol e T-Cross, do estoque 2022-2023”, avalia.

Corrida às lojas

Fábio Varela, gerente-geral de veículos novos das quatro unidades da Renault R-Point, diz que o movimento e as vendas praticamente triplicaram. “Normalmente são vendidos de oito a dez carros em uma semana. Nessa, só de quinta a sábado, com o alto volume de clientes, foram 44 automóveis comercializados”, fala.

A Renault é, ao lado da Fiat (com o Mobi), a marca que tem o carro mais barato do mercado, o Kwid Zen que, com o desconto, sai por R$ 58.990. Talvez por isso, o público que esteve nessas lojas nos últimos dias, de idades entre 28 e 42 anos, tenha sido um pouco diferente da clientela frequente, que se concentra na faixa etária de 35 a 50 anos, como relata o gerente.

Para Varela, a corrida dos consumidores às concessionárias no primeiro fim de semana do programa de descontos pode ser explicada pela limitação dos recursos do programa. “Os clientes sabem que esse dinheiro deve acabar logo. A indústria calcula que vai ser suficiente para subsidiar 62 mil carros, e isso não dá para quatro meses. Além disso, também pode faltar estoque de veículos, já que as montadoras ainda enfrentam a crise de componentes, que começou na pandemia”, concluiu.

Fonte: Site R7 (Foto: Agência Brasil)

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