Os supermercados registraram alta de 12% nas vendas de janeiro em comparação com o mesmo mês de 2020, segundo balanço divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Segundo a entidade, com as restrições impostas a outros setores do comércio devido à pandemia da covid-19, os supermercados acabam suprindo as necessidades dos consumidores, o que impulsiona o bom movimento. Neste ano, a Abras estima que neste ano as vendas dos supermercados devem ser 4,5% maiores do que ao longo de 2020.
Nas vendas para a Páscoa, a associação espera um crescimento de até 15% em relação ao ano passado. Em 2021 os supermercados estão mais preparados para lidar com a pandemia, especialmente na logística de vendas pela internet. “Em 2020 fomos pegos de surpresa com a chegada da pandemia e do isolamento social bem próximos da Páscoa. Este ano o setor se preparou para as vendas em período mais remoto, e conta ainda com uma força maior do e-commerce, que ganhou mais clientes durante a pandemia”, ressaltao vice-presidente Administrativo da entidade, Marcio Milan.
Os supermercados acreditam em boas vendas principalmente dos chocolates com menor valor agregado, como as caixas de bombom que, segundo as expectativas do setor, devem ter uma alta de 12,9% nas vendas deste ano. Para as barras e tabletes de chocolate é esperada um aumento de 11,8% na comercialização em comparação à Páscoa de 2020, e em relação aos ovos de chocolate de até 200 gramas, é prevista uma alta de 9,4%.