O vereador aracajuano Breno Garibalde (UB) destacou a importância de se dar mais celeridade ao Projeto de Lei propondo o fim dos plásticos de uso único em bares e restaurantes de Aracaju. Ele alertou para o fato de se atentar bem sobre os produtos que se dizem biodegradáveis, mas não são. Segundo o vereador, que é ativo nas causas ambientais, existe uma grande diferença entre os dois tipos de produtos.
“O ideal seria que a gente realmente reduzisse o consumo desses utensílios, como por exemplo os canudos, que já são proibidos por lei. Mas, para não ficarem sem opção, os estabelecimentos resolveram adotar os chamados de biodegradáveis. A questão é que quando você vai ler de fato o que está na embalagem do produto, informa que ele na verdade é oxibiodegradável, o que é péssimo para o meio ambiente”, explicou.
“Os biodegradáveis são produtos que, quando descartados, são consumidos por microorganismos. Já os oxibiodegradáveis (material usado na maioria dos casos), apenas recebem um aditivo químico que faz com que o utensílio se dissolva e se transforme em várias micropartículas. Saiu um estudo que mostra a presença desses micros pedaços de plástico em nossa corrente sanguínea, isso é muito perigoso e eu peço mais consciência de todos”, alertou Breno.