De forma planejada, a Prefeitura de Aracaju tem investido na implantação do sistema de vigilância eletrônica. Atualmente, já são 1.812 modernas câmeras de vídeo instaladas em unidades escolares, unidades de saúde, secretarias e outros prédios da administração municipal.
Os equipamentos, dotados de sensores de movimento, ao captarem tentativas de invasão aos prédios públicos municipais possibilitam o acionamento instantâneo da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), feito pela empresa que gerencia o sistema.
Caso não ocorra o acionamento, os danos provocados ao patrimônio público são reparados pela contratada, explica o secretário municipal da Defesa Social e Cidadania, Luís Fernando Almeida. “Quando uma pessoa tenta invadir um prédio público que está monitorado, um alarme é enviado à Guarda Municipal, que de pronto vai até o local”, garante o secretário.
O sistema de vigilância eletrônica, que se enquadra nos atributos de uma cidade inteligente, já evitou 111 furtos (invasões frustradas e furtos com prisões em flagrante) desde a sua instalação, em agosto do ano passado. De acordo com Luís Fernando, com 936 acionamentos e 11 detidos em flagrante, a GMA constatou uma grande redução nas ocorrências.
“Nós temos o sistema implantado já em quase todas as unidade de saúde, na educação temos em boa parte das unidades, na Secretaria de Defesa Social e Cidadania, em outras sedes de secretarias e também nos Centros de Referência da Assistência Social”, afirma o secretário.
Fonte e foto: Secom/PMA