Decoração natalina da Sementeira vai ser acesa hoje
13 de dezembro de 2020
Eclipse solar será visível parcialmente nesta segunda
14 de dezembro de 2020
Exibir tudo

Luiz Gonzaga completaria 108 anos neste domingo

Luiz Gonzaga nasceu em Exu, sertão de Pernambuco

Vivo fosse, Luiz Gonzaga completaria, neste domingo (13), 108 anos. Músico, sanfoneiro, cantor e compositor, Gonzagão recebeu o título de “Rei do Baião” e foi responsável pela valorização dos ritmos nordestinos como o baião, xote e xaxado, em todo o Brasil. Luiz Gonzaga se tornou um íncone nacional e internacional, difundindo a cultura nordestina pelo mundo. A música “Asa Branca”, feita em parceria com Humberto Teixeira, gravada por Luiz Gonzaga no dia 3 de março de 1947, virou hino do Nordeste brasileiro.

História

O músico nasceu na Fazenda Caiçara, em Exu, Sertão de Pernambuco, no dia 13 de dezembro de 1912. Filho de Januário José dos Santos, o mestre Januário, “sanfoneiro de 8 baixos” e Ana Batista de Jesus. O casal teve oito filhos.

Desde menino, Luiz Gonzaga já pegava na enxada, mas preferia ficar olhando o pai tocar sua sanfona. Logo aprendeu a tocar e animar as festinhas da região. Cresceu ajudando o pai na roça e na sanfona, mas também fazia pequenos serviços para os fazendeiros da região.

Luiz Gonzaga era protegido do Coronel Manuel Aires de Alencar e de suas filhas e com elas aprendeu a ler, escrever e falar correto. Aos 13 anos, com o dinheiro que juntou e o emprestado pelo coronel, Luiz comprou sua primeira sanfona. O primeiro dinheiro que ganhou foi tocando em um casamento, ali sentiu que a música era seu destino.

Asa Branca

A música “Asa Branca” foi um dos primeiros grandes sucessos nacionais de Luiz Gonzaga. O disco original foi lançado pela RCA, no dia 3 de março de 1947. Segundo Luiz Gonzaga, a música nasceu como toada, com raízes folclóricas. Com letra de Humberto Teixeira e música de Luiz Gonzaga, Asa Branca retrata o sofrimento do povo do Sertão do Nordeste brasileiro diante da seca que assola a região. Asa Branca foi gravada por diversos cantores, entre eles, Dominguinhos, Sérgio Reis e Baden Pawell.

Luiz Gonzaga morreu no dia 2 de agosto de 1989, vítima de uma parada cardiorrespiratória, em Recife, Pernambuco.

Clique nos links abaixo e relembre grandes sucessos do Mestre Lua:

Asa Branca

Boiadeiro

A Volta da Asa Branca

Sebastiana

A Vida de Viajante

Danado de Bom

Respeita Januário

in Baião,A Feira de Caruaru,Paraíba,Forró no Escuro,Hora do Adeus

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *