PF faz operação contra tráfico de armas
29 de julho de 2020
Governo de Sergipe pode afrouxar isolamento
30 de julho de 2020
Exibir tudo

Voo cego eleitoral

Por Adiberto de Souza *

Políticos e partidos não sabem por onde começar a campanha eleitoral que se avizinha. A pandemia da Covid-19 sepultou a tradicional forma de pedir votos, de cativar o eleitor. As tradicionais caminhadas estão proibidas, não se pode apertar as mãos dos eleitores, distribuir “santinhos”, nem fazer comícios em praça pública. A princípio, só restaram para os candidatos o rádio, a televisão e a internet, com as suas polêmicas redes sociais. Mas isso é muito pouco para quem estava acostumado com a política tradicional, do tapinha nas costas, da conversa de pé de ouvido. Decididamente, o coronavírus transformou a próxima campanha num voo cego, sem qualquer garantia de vitória aos que se aventurarem nessa incógnita política. Misericórdia!

Lava Jato defendida

E o senador Alessandro Vieira (Cidadania) promete denunciar a atuação da Procuradoria Geral da República contra a Operação Lava Jato. Segundo ele, o procurador Augusto Aras tenta esconder, “sob o manto de um garantismo de araque, os reais interesses de quem sempre quis estancar a sangria e zerar o jogo, beneficiando os bandidos que roubam este país desde sempre”. Vieira afirma, ainda, que a corrupção não é questão de ideologia, mas de caráter. “A soma de corrupção e impunidade destrói os sonhos de um Brasil mais justo”, frisa. Cruzes!

Cobras e lagartos

A Operação Rattus, desencadeada em Aracaju pela Polícia Federal visando resgatar animais silvestres em cativeiros, deixou muita gente assustada. Segundo a PF, desde a prisão de duas pessoas e a apreensão de cobras, lagartos e jabutis, vários criadores procuraram saber o que fazer com os bichinhos de estimação. A orientação da Polícia Federal é que entreguem os animais voluntariamente ao Ibama ou a Adema, evitando assim sanções administrativas ou penais. Danôsse!

Cortando na carne

A depender do deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania), os orçamentos do governo, da Justiça e do Legislativo para 2021 serão congelados. O Ministério Público e o Tribunal de Contas também receberiam no próximo ano a mesma grana a que tiveram direito agora em 2020. Passos afirma que, diante da crise econômica causada pela Covid-19, todos os poderes precisam cortar na carne para ajudar Sergipe sair do buraco em que se meteu. Crendeuspai!

Projeto verde

O Partido Verde pensa em disputar eleições majoritárias em cerca de 20 municípios sergipano, indicando candidatos a vice e a prefeito. Em Aracaju, o PV concorrerá apenas com uma chapa proporcional, mas pode apoiar um candidato majoritário de outro partido. No começo do ano, os verdes chegaram a lançar a pré-candidatura de Almeida Lima à Prefeitura da capital, mas desistiram do projeto sob o argumento de que o prefeiturável não moveu uma palha para fortalecer o PV no estado. Home vôte!

Volta ao batente

E quem está de volta ao batente é o governador Belivaldo Chagas (PSD). Após cumprir a quarentena para se curar da Covid-19, ele está retornando às atividades presenciais nesta quarta-feira. Hoje e amanhã Chagas já participará presencialmente das reuniões com os comitês Gestor de Emergência e de Retomada Econômica. Mesmo após ter testado positivo, Belivaldo continuou trabalhando em casa, acompanhando remotamente as ações do governo visando conter a pandemia do coronavírus no estado. Vixe!

Prefeitura colabora

A Prefeitura de Aracaju informou em nota que, em atendimento a determinação da Justiça, afastou o servidor ligado ao setor de licitação. O afastamento do cidadão faz parte das investigações sobre a dispensa de licitação para a montagem do hospital de campanha. A Prefeitura ressaltou que os aspectos contraditórios do processo identificados pela Procuradoria do Município já foram questionados e dirigidos ao Poder Judiciário. Por fim, a Prefeitura reafirma a sua disponibilidade para colaborar com órgãos de fiscalização e controle. Então, tá!

Asa dura

A Passaredo Linhas Aéreas começa a operar em Aracaju a partir do dia 31 de agosto. A empresa fará o trecho Aracaju-Salvador, com voos de ida e volta. Em Sergipe, a Passaredo atuará em parceria com a Gol Linhas Aéreas e as vendas de passagens e chek-ins serão realizados através dos balcões de atendimento da Gol. Segundo o secretário estadual de Turismo, Sales Neto, a chegada de mais uma empresa é um indicativo da confiança do mercado aéreo no destino Sergipe. “O turismo ganha muito com essa conexão com a Bahia, o principal mercado emissor de turistas para nosso estado”, frisa Sales. Legal!

Sessões mistas

A partir do próximo dia 11, a Assembleia realizará sessões mistas. Segundo Luciano Bispo (MDB), presidente do Legislativo, os deputados que puderem vão ao plenário e os que acharem perigoso por causa do coronavírus participam da sessão de forma remota. Desde o dia 8 de abril que o Parlamento realiza sessões remotas, a exemplo da que acontecerá nesta quarta-feira. Ah, bom!

Gabinete do ódio

O senador Rogério Carvalho (PT) disse que o partido vai reagir contra os articuladores do chamado Gabinete do Ódio, nome dado à rede bolsonarista que atua na internet. “Destruir reputações é especialidade deste grupo criminoso que espalha terror e ódio para despertar o caos na sociedade”, afirmou Carvalho. O senador condenou os ataques contra o youtuber Felipe Neto, alvo de uma série de disparos de conteúdos falsos, inclusive, ligando-o a pedofilia. Marminino!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano A Tribuna, em 23 de dezembro de 1931

* É editor do Portal Destaquenotícias

.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *