O ex-atacante Washington é o novo diretor de Desenvolvimento do Futebol Brasileiro. Com residência em Aracaju, o “Coração Valente” estará à frente da pasta criada pela CBF em abril deste ano, quando da posse do presidente Rogério Caboclo. Anteriormente, a Diretoria de Desenvolvimento teve Juninho Paulista no comando até julho, quando o pentacampeão mundial assumiu a Coordenação da Seleção Brasileira Principal. Washington estava ha sete meses em Brasília, onde comandava a Secretaria Nacional do Esporte do Governo Jair Bolsonaro.
A Diretoria de Desenvolvimento do Futebol é responsável por guiar as ações de fomento do futebol brasileiro num horizonte de longo prazo, integrando os diversos departamentos da CBF. Cabe a ela a realização de estudos e análises centralizados de informações técnicas, apoio a elaboração de estratégias específicas de desenvolvimento do futebol, além do controle da destinação dos recursos oriundos da FIFA e da CONMEBOL, incluindo o Legado da Copa do Mundo FIFA 2014.
Como jogador, Washington teve passagens marcantes por clubes do Brasil e do exterior, além de atuações pela Seleção Brasileira. Após encerrar a carreira dentro dos gramados, Washington continuou com destaque sua carreira na área da gestão do esporte. O profissional também atuou na área política, tendo sido vereador no município de Caxias do Sul. Após uma passagem como suplente na Câmara dos Deputados, foi nomeado Secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, pasta que integra o Ministério da Cidadania do Governo Federal.
– É um prazer enorme assumir a Diretoria de Desenvolvimento da CBF. O nosso futebol está crescendo cada vez mais e buscando soluções para que esteja sempre em evolução. A pasta do Desenvolvimento do Futebol é vista como estratégica pela entidade para fomentar o esporte em todo o país – declarou.
Filho de Brasília
Washington Stecanela Cerqueira tem 44 anos e é natural de Brasília (DF). Marcou 411 gols em uma carreira que durou 17 anos. Sua trajetória no futebol é marcada por alguns recordes. Em 2004, marcou 34 gols no Campeonato Brasileiro, pelo Athletico-PR, e é o atleta que mais gols marcou em uma única edição da competição. Foi artilheiro do Brasileirão em duas oportunidades, sendo o sétimo maior goleador da história, com 126 gols marcados em 201 partidas.
A trajetória de Washington também ficou marcada pela superação de um delicado problema cardíaco ao longo da carreira, que quase o fez abandonar os gramados aos 27 anos, quando jogava no Fenerbahçe, da Turquia. Mas ele venceu os problemas médicos, retornou ao Brasil e conseguiu voltar a jogar em alto nível. A partir deste episódio, passou a comemorar seus gols batendo no peito e ganhou o apelido de Coração Valente.
Washington foi campeão brasileiro pelo Fluminense em 2010 e tem passagens marcantes por Caxias, Ponte Preta, Atlhetico-PR e São Paulo. O ex-atacante também marcou seu nome na história do futebol japonês, atuando por Tokyo Verdy e Urawa Red Diamonds e conquistando cinco títulos. Na Seleção Brasileira, o Coração Valente atuou em nove partidas e marcou dois gols.
Fonte e foto: CBF