Intervenção na UFS: OAB defende autonomia
8 de dezembro de 2020
Descoberto pau-brasil com mais de 600 anos no sul da Bahia
8 de dezembro de 2020
Exibir tudo

Hidrelétrica de Xingó começa a liberar mais água rio abaixo

A live é promovida por entidades, movimentos sociais e pastorais

A vazão média da Hidrelétrica de Xingo, no município sergipano de Canindé de São Francisco passou, nesta terça-feira (8), dos atuais 2.600 m³/s por 2.800 m³/s. Segundo a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), o aumento do volume d’água em 200 m³/s diários atende uma determinação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Em comunicado, a Chesf orientou os prefeitos dos municípios abaixo de Xingó e a população ribeirinha para ficarem atentas à inundações e não ocupar as áreas na calha principal do Rio São Francisco. O aumento da vazão na hidrelétrica localizada em Canindé foi motivado pela elevação do volume d’água no Reservatório de Sobradinho (BA), em função das fortes chuvas caídas na nascente do Velho Chico, em Minas Gerais.

Xingó

Localizada entre Alagoas e Sergipe, a hidrelétrica de Xingó também é operada pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco. Com capacidade de armazenamento de 3,8 bilhões de metros cúbicos em seu reservatório, Xingó tem uma potência instalada de 3.162.000 kW. A hidrelétrica está a 179km da foz do São Francisco, entre os municípios de Piaçabuçu (AL) e Brejo Grande (SE).

Por Destaquenotícias

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *