Três cidades de Sergipe terão sinal 5G
26 de fevereiro de 2023
Aracaju aplica hoje vacina bivalente contra a covid-19
27 de fevereiro de 2023
Exibir tudo

Hidrelétrica de Xingó terá vazão reduzida a partir de quarta-feira

A Chesf ressalta a importância da não ocupação de áreas ribeirinhas

A Chesf anunciou uma nova redução de vazão no reservatório da Usina Hidrelétrica de Xingó, localizada no município sergipano de Canindé do São Francisco. A partir da próxima quarta-feira (1º), a vazão cairá dos atuais 1.500 metros cúbicos por segundo (m³/s) para 1.100 m³/s. A liberação de água em Xingó está inauterada desde o último dia 18, quando caiu de 2.000 m³/s para 1.500 m³/s.

A redução gradativa da vazão de de Xingó tem ocorrido diante da diminuição das chuvas na Bacia do Rio São Francisco e da necessidade de seguir a curva do volume de espera do Reservatório de Xingó para o período. O novo valor indicado para aquela hidrelétrica corresponde à defluência total, podendo ser turbinada e/ou vertida, a depender da necessidade de atendimento ao Sistema Interligado Nacional – SIN, conforme procedimento de otimização energética envolvendo as diversas regiões do País, coordenado pelo ONS.

A Companhia destaca que a situação hidrológica é permanentemente avaliada, podendo haver alteração neste valor, principalmente, em função da evolução das chuvas e vazões na Bacia do Rio São Francisco. A Chesf ressalta ainda, a importância da não ocupação de áreas ribeirinhas, haja vista que, em condições emergenciais, a exemplo da necessidade de maximização de geração para atendimento ao SIN, a usina Xingó têm capacidade de turbinar valores da ordem de 3.000 m³/s.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *