Feira de Pescados começa amanhã em Aracaju
26 de março de 2024
Partidos se reforçam antes de formarem as chapas proporcionais
26 de março de 2024
Exibir tudo

Assembleia vai votar empréstimo para o governo de Sergipe

Segundo a secretária Sarah Tarsila, a operação vai reduzir as despesas do governo

Assembleia começa a votar, nesta terça-feira (26), um Projeto de Lei autorizando o governo de Sergipe fazer um empréstimo de US$ 120 milhões junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) com garantias da União, para a quitação de outros empréstimos contraídos pelo Executivo. Na justificativa, a Secretaria Estadual da Fazenda informa que esse dinheiro vai permitir a reestruturação da dívida do Estado e garantir uma economia de aproximadamente R$ 100 milhões aos cofres públicos nos próximos 20 anos.

Na prática, o Estado pretende contrair uma operação de crédito de U$$ 120 milhões, com taxa de juros mais vantajosa e com prazo de pagamento de 20 anos, para liquidar operações de crédito realizadas junto ao Banco do Brasil, Caixa e Banco Regional de Brasília (BRB), que apresentam elevados custos de financiamento e prazos relativamente curtos.

Tais transações foram feitas em momentos de dificuldades financeiras pelas quais passava o Estado e realizadas sem a garantia da União, já que Sergipe não estava apto a contar com o benefício. Para ter esse aval, é necessário possuir a chamada Capag B, uma classificação feita pelo Tesouro Nacional, a partir da análise de indicadores econômico-financeiros, que reflete o grau de solvência e a saúde fiscal dos entes que querem contratar empréstimos.

Atualmente, os Estados e municípios precisam ter classificação A ou B na Capag, de uma escala que vai até D, para receber garantias do Tesouro Nacional em novos empréstimos. Em julho de 2021 Sergipe recuperou sua capacidade de pagamento, o que permite que o governo possa realizar operações de crédito com garantias mais favoráveis.

“O que pretendemos fazer é reestruturar nosso passivo, reduzindo as despesas com o pagamento de juros e alongando os prazos para a quitação. Quase metade desses valores que vamos quitar tem vencimento previsto para os próximos cinco anos, o que exigiria do Estado um esforço para viabilizar os recursos. Com essa operação, melhoramos nosso fluxo de caixa e garantimos mais recursos para a realização de investimentos e o financiamento das políticas públicas previstas no planejamento estratégico do governo”, explica a secretária de Estado da Fazenda, Sarah Tarsila.

Contrapartidas

Além da economia para os cofres públicos, a operação também contribuirá para a realização de ações nas áreas de meio ambiente, de compras governamentais e sustentabilidade fiscal, exigidas como contrapartidas pelo Bird.

O Estado se compromete a aumentar suas receitas próprias e limitar o crescimento das despesas, melhorar a eficiência das compras públicas, incluindo a adoção de padrões de sustentabilidade ambiental no processo de planejamento e aquisições.

Também estão previstas medidas para reduzir a produção de resíduos sólidos e a emissão de gases poluentes, o incentivo à utilização racional da água e o reforço da gestão dos recursos hídricos, além da aprovação de um regulamento que obrigue a ligação de instalações públicas à energia solar.

Fonte: G/S

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *