Rogério e Mitidieri parecem dois galos de briga
27 de março de 2024
Com excelência na organização, 39ª Corrida Cidade de Aracaju se consagra como a maior corrida de rua do Norte/Nordeste
27 de março de 2024
Exibir tudo

Mercado imobiliário cresce 10% em Sergipe

O financiamento é o meio mais utilizado para aquisição de imóveis

A compra da casa própria é prioridade para 31% da população, segundo pesquisa Radar, realizada pela Febraban. Além disso, 90% dos brasileiros possuem a meta de comprar um imóvel a médio e longo prazo, conforme levantamento realizado pelo Datafolha.

Em Sergipe, esse interesse se traduz em aquecimento do mercado imobiliário. A venda de imóveis no estado entre o final de 2023 e 2024 cresceu em torno de 10%, segundo estimativas da Associação dos Corretores de Imóveis de Sergipe (ACI/SE). A perspectiva é de uma valorização igual ou superior em todo o estado ao longo de 2024.

O financiamento imobiliário é o meio mais utilizado para aquisição de imóveis – mas, apesar das vantagens do financiamento, é necessário muito planejamento, conhecimento e organização financeira para que o sonho da casa própria não acabe se transformando em dor de cabeça.

“Primeiramente, o consumidor precisa ter uma quantia guardada para a entrada do imóvel”, alerta Erli Bandeira, consultor de negócios da Central Sicredi Nordeste. “No Brasil, em média é financiado no máximo 80% do valor do imóvel – portanto, recomendamos uma reserva de ao menos 20% do valor de compra”, diz o especialista.

Organização e planejamento

Segundo Erli Bandeira, é importante alocar a reserva para a entrada em produtos financeiros de baixo risco e boa liquidez, de fácil utilização. “Dessa maneira, os recursos estarão disponíveis prontamente no momento em que você for fechar o negócio”, comenta.

Além disso, comparar taxas de juros e prazos de pagamento para encontrar as melhores condições entre diferentes instituições financeiras é uma boa saída. Por fim, o comprador deve se preparar também para gastos adicionais, como custos de cartório, registro, entre outros.

No Sicredi, instituição financeira cooperativa, o associado conta com acompanhamento especializado, de modo a encontrar negócios proveitosos que se encaixem em sua realidade financeira e atendam às suas expectativas. A instituição oferece opções de financiamento imobiliário em conjunto por até quatro pessoas.

“Como é um tipo de transação financeira que requer um investimento alto, sempre recomendamos ao nosso associado que avalie suas possibilidades e seu momento de vida. Oferecemos uma consultoria especializada para que, em conjunto, possamos tomar a melhor decisão”, explica Erli Bandeira. Além disso, há a possibilidade de financiamento de até 90% do valor do imóvel residencial, com prazo de até 35 anos e prestações decrescentes conforme o sistema de amortização.

Fonte: Sicredi (Foto:G/S)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *